A Lista B tem como lema ‘’A Honra de ser Médico’’

Mário Jorge Neves lidera a candidatura da Lista B aos Órgãos Sociais da Ordem dos Médicos da Região do Sul

Com quase 40 anos de experiência ao serviço da Saúde em Portugal, Dr. Victor Manuel Borges Ramos é o mandatário da Lista B aos Órgãos Sociais da Ordem dos Médicos (OM) da Região do Sul, da sub-Região de Lisboa Cidade e da sub-Região da Grande Lisboa. Esta Lista conta com um conjunto de profissionais de diferentes gerações, de várias especialidades, com atividades profissionais desenvolvidas nos setores público, privado e social, com sensibilidades e ideologias políticas variadas, com níveis elevados de experiência organizativa e reivindicativa.

A lista B para os Órgãos Sociais da Região Sul, tem como candidato a Presidente do Conselho Regional o Dr. Mário Jorge Neves como candidato ao Conselho Superior o Dr. António Caldeira Fradique, como candidato a presidente da Mesa da Assembleia Regional o Dr. João Varandas Fernandes e como candidato a presidente do Conselho Fiscal o Dr. João Moura Reis.

Relativamente aos Órgãos Sociais da sub-Região de Lisboa Cidade, a Lista tem como candidata a Presidente do Conselho sub-Regional, a Dr.ª Luísa Quaresma, e como candidato a Presidente da Mesa da Assembleia, o Prof. Doutor Pedro Soares Branco.

Já para os Órgãos Sociais da sub-Região de Grande Lisboa, o candidato a Presidente do Conselho sub-Regional é o Prof. Doutor Borges Dinis e o candidato a Presidente da Mesa da Assembleia, o Dr. Mário da Costa Pereira.

Entendemos que uma lista que assuma o firme propósito de lutar com êxito pelos nossos valores e interesses não pode estar prisioneira de conceitos de tribalismo partidário e de hegemonias internas que nada têm a ver com a eficácia de intervenção em defesa da nossa profissão” , afirma o Dr. Mário Jorge Neves.

No programa da lista são apresentados objetivos programáticos que assentam em princípios fundamentais que todos os membros se comprometem a defender, seja por ação direta, seja mediante a apresentação de propostas fundamentadas aos órgãos nacionais da Ordem dos Médicos.

A candidatura expressa a defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) como pilar central no acesso de todos os cidadãos aos cuidados de saúde, merecedor de uma particular atenção e intervenção.

Nesta medida, serão exigidas condições de trabalho dignas, uma carreira médica dinâmica e atrativa aos vários níveis, um investimento orçamental consentâneo com o papel constitucional deste serviço público, e incentivos facilitadores para a fixação dos médicos nos serviços de saúde do SNS.

Por outro lado, o trabalho médico em instituições privadas e do setor social, merecerão igual atenção e medidas de intervenção na elevação contínua dos padrões de qualidade do exercício profissional. A Carreira Médica terá de se pautar por critérios idênticos nos vários setores de prestação, de modo a permitir a circulação dos médicos sem perda de direitos laborais.

Dentro dos objetivos propostos, a Lista B destaca a importância a importância de estabelecer o internato médico como o primeiro grau da Carreira Médica e a defesa da eleição do diretor clínico como instrumento que melhor salvaguarda a autonomia técnica, científica e política da profissão.

Acreditamos que temos o projeto indicado e as pessoas certas para representar e defender todos os médicos, unindo a experiência e a vontade de um conjunto de profissionais com um background heterogéneo e complementar.”, reforça ainda o mandatário á candidatura, o Dr. Victor Manuel Borges Ramos.

Entre os dias 10 e 19 de janeiro, realiza-se por via eletrónica o processo de eleição de todos os órgãos estatutários da Ordem dos Médicos.

Fonte: 
Duzentos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.