Maratona da Saúde atribui Prémios de investigação na área das Doenças Infeciosas
Os “Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica” relativos à 8.ª Edição dedicada às Doenças Infeciosas têm como objetivo promover a investigação científica em Portugal no sentido de encontrar soluções terapêuticas inovadoras para as doenças infeciosas. O financiamento destes prémios, no valor total de 40 mil euros, resultou maioritariamente dos donativos angariados durante o espetáculo televisivo da Maratona da Saúde, realizado em parceria com a RTP e com a Fundação Altice Portugal em outubro de 2021, bem como de outros apoios da sociedade civil. Nesta 8.ª edição dedicada à investigação em Doenças Infecciosas, a Janssen Portugal manteve-se como um dos parceiros principais da Maratona da Saúde e tem o seu nome associado a um dos Prémios.
Estes Prémios foram atribuídos a Luísa Peixe (Premio Maratona da Saúde | Janssen Categoria Sénior), da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, e a Pedro Pereira do ITQB NOVA (Categoria Júnior), em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). As passadas edições foram dedicadas ao Cancro (2 edições), Diabetes, Doenças Neurodegenerativas, Doenças Cardiovasculares, Doenças Autoimunes e Alergias e Doenças Raras e já permitiram financiar 19 cientistas num total de 420 mil euros.
A presente edição distinguiu também 3 Menções Honrosas a cientistas que desenvolvem o seu trabalho nesta área: Cristina Cunha do ICVS - Universidade do Minho, Katharina Willmann do Instituto Gulbenkian de Ciência e Manuela Ferreira da Universidade de Coimbra.
O Seminário Final da Maratona da Saúde marca o final da atividade desta instituição que durante uma década dedicou o seu trabalho a trazer esperança através da investigação científica na área da biomedicina e será uma oportunidade para celebrar os 10 anos do projeto Maratona da Saúde. Este evento contará com um painel de discussão com a participação dos premiados da Maratona da Saúde e testemunhos de casos de vida e com intervenções finais de Dra. Maria de Belém Roseira, Professor António Coutinho, Dr. Nicolau Santos, Dr. Alexandre Fonseca, Dr. Manuel Schmidt, Professor Diogo Lucena e Dra. Conceição Zagalo.
Este projeto só foi possível graças ao apoio de todas as entidades que se associaram à Maratona da Saúde, entre as quais a RTP, a Fundação Altice Portugal, o Instituto Gulbenkian de Ciência, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Creative Minds, a Cev Fiscalidade, a Vieira de Almeida, a Saúde CUF, a Janssen, a Fundação la Caixa, a Sonae, o Município de Oeiras, entre outras, e várias Instituições científicas e de saúde, associações de doentes e sociedades médicas, assim como com o alto patrocínio da Presidência da República para várias edições do Dia Solidário da Maratona da Saúde.