Hoje na Fundação Calouste Gulbenkian

Maratona da Saúde atribui Prémios de investigação na área das Doenças Infeciosas

Os Prémios Maratona da Saúde de Investigação em Doenças Infecciosas, financiados pela sociedade civil no valor total de 40 mil euros, são atribuídos a Luísa Peixe e a Pedro Pereira durante o Seminário Final da Maratona da Saúde que se realiza hoje às 17h30 na Fundação Calouste Gulbenkian.

Os “Prémios Maratona da Saúde em Investigação Biomédica” relativos à 8.ª Edição dedicada às Doenças Infeciosas têm como objetivo promover a investigação científica em Portugal no sentido de encontrar soluções terapêuticas inovadoras para as doenças infeciosas. O financiamento destes prémios, no valor total de 40 mil euros, resultou maioritariamente dos donativos angariados durante o espetáculo televisivo da Maratona da Saúde, realizado em parceria com a RTP e com a Fundação Altice Portugal em outubro de 2021, bem como de outros apoios da sociedade civil. Nesta 8.ª edição dedicada à investigação em Doenças Infecciosas, a Janssen Portugal manteve-se como um dos parceiros principais da Maratona da Saúde e tem o seu nome associado a um dos Prémios.

Estes Prémios foram atribuídos a Luísa Peixe (Premio Maratona da Saúde | Janssen Categoria Sénior), da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, e a Pedro Pereira do ITQB NOVA (Categoria Júnior), em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). As passadas edições foram dedicadas ao Cancro (2 edições), Diabetes, Doenças Neurodegenerativas, Doenças Cardiovasculares, Doenças Autoimunes e Alergias e Doenças Raras e já permitiram financiar 19 cientistas num total de 420 mil euros.

A presente edição distinguiu também 3 Menções Honrosas a cientistas que desenvolvem o seu trabalho nesta área: Cristina Cunha do ICVS - Universidade do Minho, Katharina Willmann do Instituto Gulbenkian de Ciência e Manuela Ferreira da Universidade de Coimbra.

O Seminário Final da Maratona da Saúde marca o final da atividade desta instituição que durante uma década dedicou o seu trabalho a trazer esperança através da investigação científica na área da biomedicina e será uma oportunidade para celebrar os 10 anos do projeto Maratona da Saúde. Este evento contará com um painel de discussão com a participação dos premiados da Maratona da Saúde e testemunhos de casos de vida e com intervenções finais de Dra. Maria de Belém Roseira, Professor António Coutinho, Dr. Nicolau Santos, Dr. Alexandre Fonseca, Dr. Manuel Schmidt, Professor Diogo Lucena e Dra. Conceição Zagalo.

Este projeto só foi possível graças ao apoio de todas as entidades que se associaram à Maratona da Saúde, entre as quais a RTP, a Fundação Altice Portugal, o Instituto Gulbenkian de Ciência, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Creative Minds, a Cev Fiscalidade, a Vieira de Almeida, a Saúde CUF, a Janssen, a Fundação la Caixa, a Sonae, o Município de Oeiras, entre outras,  e várias Instituições científicas e de saúde, associações de doentes e sociedades médicas, assim como com o alto patrocínio da Presidência da República para várias edições do Dia Solidário da Maratona da Saúde.

Fonte: 
Creative Minds
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Maratona da Saúde