Miopia aumenta e surge em idades cada vez mais jovens

MAR Shopping Matosinhos organiza um rastreio à miopia infantil

Estima-se que, até 2050, metade da população mundial sofra de miopia. Um nível crescente de evidências sugere que as influências comportamentais e do estilo de vida (educação e ambiente), juntamente com a genética, estão a contribuir para a “epidemia” da miopia, o que pode resultar numa progressão mais rápida da doença e num nível mais elevado de miopia. Esta propensão tem tendência a desenvolver-se tendo em conta a atual maior exposição ao mundo digital. Em Portugal, estima-se que 8% das crianças com 10 anos já sofram deste problema de visão.

Efetivamente, as crianças estão a tornar-se míopes em idades mais jovens, pelo que é importante monitorizar a saúde visual  das crianças e adotar medidas para prevenir e controlar a miopia desde cedo. Até porque, quanto maior o nível de miopia, maior o risco associado a condições como descolamento da retina e degeneração macular míope. Portanto, o rastreio e o cuidado adequado são essenciais para a saúde visual das crianças.

É com esta preocupação em mente que, nos dias 29 e 30 de junho, o MAR Shopping Matosinhos organiza um rastreio à miopia infantil. Entre as 11h00 e as 18h00, os técnicos da Opticália Premium estarão junto à saída da loja IKEA, piso 0, a monitorizar a saúde ocular das crianças.

A saúde da comunidade envolvente continua a ser uma prioridade do MAR Shopping Matosinhos, que periodicamente organiza rastreios em parceria com entidades especializadas públicas e privadas.

 
Fonte: 
Ingka Centers
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Ingka Centers