Para promover saúde mental e bem estar

MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos recebem a primeira edição do Brain Gym

Segundo a edição de 2023 do Perfil de Saúde dos países europeus, publicado pela Comissão Europeia, em colaboração com especialistas da OCDE e do Observatório Europeu, a prevalência de transtornos mentais em Portugal está entre as mais altas da União Europeia, sendo que, em 2019, o problema afetou cerca de 22% da população. Em resposta a uma tendência mundial e como parte do seu compromisso contínuo em promover a saúde e o bem-estar junto das comunidades locais, a Ingka Centers promove a iniciativa Brain Gym nos seus Meeting Places, sendo que em Portugal terá lugar no MAR Shopping Algarve e no MAR Shopping Matosinhos. Entre 22 de março e 7 de abril, os dois Meetings Places propõem uma variedade de jogos e exercícios mentais projetados para manter a mente em forma e que visam unir pais e filhos numa aventura repleta de diversão.

Esta primeira edição do Brain Gym materializa-se em várias atividades interativas, incluindo jogo da memória, pintura invertida, “Descobrir o Código”, “Sentir e Descobrir”, “Parede da Lógica”, xadrez gigante, entre outras, que convidam os visitantes a manter o cérebro ativo, algo fundamental para alcançar uma vida longa e saudável. A iniciativa promete, assim, oferecer uma experiência imersiva, revelando os vários caminhos para elevar a aptidão mental, desde jogos de estimulação cognitiva até mind games e jogos sensoriais, sendo um verdadeiro espaço de diversões para mentes de todas as idades.

Na agenda de atividades do Brain Gym no MAR Shopping Algarve estarão disponíveis atividades como o “Jogo da Memória”, “Resolve o Código”, “Sentir e Descobrir”, entre outros, complementados pelos workshops interativos como “O Teu Cérebro Colorido”, “A Mente Indica o Caminho”, a “Torre que não Cai” entre muitos outros. Já no MAR Shopping Matosinhos, os visitantes poderão desfrutar de atividades como Quebra-Cabeças, “Sentir e descobrir”, “Descobrir o código”, “Labirinto invertido”, “Cheirar a imagem” e “Escape para a natureza”. Cada atividade abordará uma forma diferente de aumentar a capacidade cognitiva dos participantes, através da concentração, do tato e da sensação, da lógica, do relaxamento, do olfato, do paladar e ainda da criatividade.

"Estamos muito entusiasmados por receber o Brain Gym nos meeting places do Algarve e de Matosinhos. O nosso compromisso é, não só, entreter, mas também educar e inspirar. Acreditamos que a saúde mental é uma parte vital do bem-estar geral e, com esta iniciativa, estamos a reforçar o nosso compromisso em proporcionar oportunidades significativas de crescimento pessoal e interação comunitária", afirma Mário Barros, South Cluster Operations Manager da Ingka Centres. “Esperamos que este evento seja não apenas uma forma de exercitar o cérebro de uma forma divertida, mas também uma maneira de passar mais tempo de qualidade em família”, conclui.

O responsável acrescenta ainda que este programa se insere no âmbito da iniciativa global Health & Wellbeing que a Ingka Centres desenvolve anualmente, estendendo-se a vários meeting places da empresa em vários países e seguindo os passos das iniciativas All Inclusive e Step Store, lançadas em 2021 e 2022/2023, respetivamente.

Este evento conta ainda com a participação da ASPESM - A Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, e da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro (APPC Faro).

 
Fonte: 
Ingka Centers
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Ingka Centers