Mais de 93% dos portugueses estão satisfeitos com o seu médico dentista
Entre os que participaram no barómetro, que tem validade estatística, 93,5% dos inquiridos afirmam estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o seu médico dentista.
Entre os que responderam ao barómetro, 63,7% confessa que nunca mudou de médico dentista, sendo os principais factores de fidelização a confiança no médico dentista, a qualidade nos serviços prestados e a habituação.
O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, considera que “as conclusões do barómetro mostram que existe uma relação muito forte entre os médicos dentistas e os doentes. A percentagem de doentes que nunca mudou de médico dentista é muito elevada e prova que a relação humana é mais forte do que a comodidade, conveniência ou luxo das instalações. A confiança é um valor que temos de estimar e estimular a par da qualidade técnica dos nossos profissionais que em Portugal é das mais avançadas do mundo”.
Os atributos que os portugueses mais associam ao seu médico dentista são “confiável”, “prestável”, “paciente” e “cuidadoso”. É ainda de salientar que a maioria, 64,5%, esclarece as suas dúvidas de saúde oral junto do seu médico dentista, em prejuízo de outros meios, como a internet.
Apenas 7,7% diz que mudou ou está a pensar mudar de médico dentista, havendo 21% que só pretende mudar em caso de necessidade.
Só 0,7% diz estar insatisfeito ou muito insatisfeito com o seu médico dentista. O principal motivo de insatisfação é para 64,1% dos inquiridos o preço elevado, seguindo-se, com apenas 12%, o resultado dos tratamentos.
Uma maioria de portugueses, 63,9%, afirma que tomou conhecimento do seu médico dentista por recomendação de amigos, familiares ou conhecidos. 14,5% revela que viu a clínica ou o consultório na rua e entrou, e 7% tomou conhecimento do seu actual médico dentista através da publicidade tradicional. Nenhum dos inquiridos mencionou as redes sociais, embora 4,2% tenha escolhido o seu médico dentista através da internet e apenas 0,1% referiu a recomendação por outro médico.
O barómetro conclui também que 97,8% dos portugueses valorizam mais o profissional médico dentista do que a clínica ou consultório.
A Higiene e limpeza (78,4%) são os factores mais relevantes para os inquiridos, seguindo-se os preços praticados (77,1%), os resultados dos tratamentos (76,7%), a confiança no médico dentista (74,7%), equipamentos modernos (72,2%) e meios complementares de diagnóstico (70,2%).
Sempre que vão ao médico dentista 88% dos inquiridos reconhecem que lhes é explicado tudo o que vai ser feito e uma percentagem quase idêntica afirma que compreende tudo o que o seu médico dentista lhe transmite nas consultas. Apenas 26% diz ter medo de ir ao dentista.
Ir ao dentista regularmente é importante para a saúde oral e para a saúde em geral para mais de 90% dos inquiridos. O pagamento da consulta é feito no ato por 81,3% dos portugueses, havendo 8,3% que utilizam um subsistema de saúde e 4,3% têm seguro ou plano de saúde. Apenas 10,2% dos portugueses recorrem ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) quando precisam de serviços de saúde oral e 51,5% considera que não existem cuidados de saúde oral no SNS.
Entre os que responderam ao barómetro, 20,9% diminuiu o número de visitas ao médico dentista no último ano e a questão monetária é o principal motivo evocado para não ir ao dentista. Há 8,3% de portugueses que nunca foram a uma consulta de medicina dentária.
Resumo da Ficha Técnica: Foram realizadas 1102 entrevistas presenciais. A amostra foi construída através do método de amostra estratificada proporcional, para as variáveis género e idade e desproporcional para a variável região, segundo dados do INE. A margem de erro teórica é de 2,95% para um intervalo de confiança de 95%.