23, 24 e 25 de março

Mais de 260 profissionais de Saúde reunidos nas V Jornadas Regionais Temáticas de Infeciologia

Mais de 260 profissionais de Saúde participam nas V Jornadas Regionais Temáticas de Infeciologia, que se realizam nos dias 23, 24 e 25 de março, no Sesimbra Hotel & Spa, Sesimbra.

As Jornadas iniciam-se dia 23 de março às 14:30 com um curso sobre vacinas e logo no 1º dia temos a Conferência sobre a História da Medicina, para a qual convidámos uma reconhecida autoridade nacional, Professor Doutor Jaime Nogueira Pinto, que, embora sendo um historiador não médico, nos dará certamente uma perspetiva complementar essencial à compreensão do fenómeno das pandemias ao longo dos séculos, pois fez recentemente uma importante publicação alusiva. E, em consonância, terminamos com uma tentativa de antevisão daquilo que nos poderá reservar o Futuro, porque temos a noção que importa sobremaneira prepararmo-nos adequadamente para a próxima pandemia, sendo certo que ninguém saberá por que agente microbiano será originada, nem a partir de que local do globo ou como se despoletará, tal como não dimensionamos as suas reais consequências para a vida das pessoas e das sociedades.

Estas Jornadas têm como Presidente Honorário: Dr. Leça da Veiga, a quem será prestada uma Homenagem. Distinto infeciologista, colega Leça da Veiga, que é inteiramente merecedor de tal iniciativa, uma vez que foi um dos fundadores da Revista Portuguesa de Doenças Infeciosas e um dos precursores, a nível nacional, das políticas de controlo de infeção hospitalar e da utilização racional dos antimicrobianos, temática que assume uma importância verdadeiramente transcendente nos tempos que correm, ao ponto de corporizar um efetivo desígnio civilizacional de sobrevivência coletiva, tal a dimensão quase cataclísmica que o fenómeno da multirresistência tem vindo a assumir ao longo dos últimos tempos por todo o Mundo.

Programa disponível em: https://www.admedic.pt/uploads/programa_v-jornadas-regionais-tema-ticas-de-infeciologia-2023.pdf

 

 

Fonte: 
Admédic
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.