Mais de 100 alunos aprendem a prevenir a doença renal crónica
A iniciativa, dirigida a jovens entre os 14 e 16 anos, insere-se na campanha nacional “A Vitória Contra a Doença Renal começa na Prevenção”, que tem como objetivo educar e sensibilizar os mais jovens para a doença renal crónica, incentivando medidas preventivas.
“O nosso objetivo com esta iniciativa é contribuir para aumentar a literacia em saúde, junto dos mais jovens, para que possamos incentivá-los, de forma informada e consciente, a controlar os fatores de risco para a doença renal, como o tabagismo, a diabetes, a obesidade e a hipertensão. Acreditamos que, ao apostar na capacitação dos mais novos, sobre como cuidar dos seus rins, vamos certamente ter um papel ativo na prevenção da doença renal”, explica Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL.
Esta campanha conta com o apoio da Associação de Doentes Renais de Portugal, da Associação Portuguesa de Enfermeiros de Diálise e Transplantação, da Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, da Sociedade Portuguesa de Nefrologia e da Sociedade Portuguesa de Transplantação.
A doença renal crónica é uma doença provocada pela deterioração lenta e irreversível da função renal. Como consequência da perda de função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, levando à acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Doenças como a hipertensão arterial, diabetes e doenças hereditárias podem provocar lesões nos rins e causar insuficiência renal crónica. Nos estádios mais avançados, os portadores desta doença precisam de efetuar tratamentos de substituição da função renal regularmente, como a hemodiálise, a diálise peritoneal ou o transplante renal.