Madeira promove as XVI Jornadas de Diabetes nos dias 19 e 20 de outubro
Este encontro é uma referência no panorama da Endocrinologia desde 1987 e contará com o contributo de prestigiados especialistas nacionais e internacionais que irão abordar o tema da diabetes de uma perspetiva transversal. A Sessão de Abertura irá contar com o Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Miguel Câmara Ramos.
Partindo de uma visão geral da diabetes e das múltiplas formas desta síndrome, até aos desafios que coloca, entre outros tópicos, os painéis contarão com a presença de diversos especialistas, entre os quais o presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, José Silva Nunes.
O primeiro dia destas Jornadas irá também assinalar o 100º aniversário do Glucagon, através da intervenção de Peter Schwarz, responsável pela equipa de investigação do Paul Langerhans Institute Dresden. A utilização e vantagens do Freestyle Libre para a monitorização contínua da glicose na gestão da diabetes será o tema do simpósio promovido pelo Abbott, neste dia, pelas 14h30.
Os avanços médicos, as novas guidelines na terapêutica da Diabetes tipo 2, bem como as novas tecnologias e as interrogações que ainda existem sobre esta doença, vão ser alguns dos temas abordados no segundo dia do encontro, pelos convidados, onde se contam nomes como João Filipe Raposo, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, e Manuel Sobrinho Simões, especialista em diagnóstico e investigação em cancro, que participará na Conferência da Tireoide, abordando “O que há de novo nos tumores da Tireoide na edição de 2023 da OMS?”
A diabetes mellitus é uma doença crónica e metabólica que se caracteriza por níveis elevados de glicose no sangue e pode provocar, ao longo do tempo, danos graves no coração, vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos, refere a Organização Mundial da Saúde (OMS).
XVI Jornadas de Diabetes da Madeira, promovidas pelo Serviço de Endocrinologia do SESARAM, irá contar com simpósios da Abbott, da Novo Nordisk, da Lilly e da Boehringer/Lilly.