Todos os anos são diagnosticados mais de 700 novos casos em Portugal

Livro “O Menino que Construía Espantalhos” explica o Mieloma Múltiplo às crianças

“O Menino que Construía Espantalhos” é um livro infantil que pretende ajudar a explicar, de forma simples, como é viver com Mieloma Múltiplo. As palavras da escritora Sara Rodi e as ilustrações de João Maria Condeixa vão transportar-nos para a vida de Roberto, um menino que constrói espantalhos para ajudar a avó Vina a ultrapassar a doença.

Este livro infantil pretende, de forma didática, sensibilizar os cuidadores ou seus familiares (inclusive os mais novos) para os sintomas e desafios por que passam os doentes de Mieloma Múltiplo e lembrar os benefícios do envolvimento e apoio familiar.

O livro será disponibilizado pelas Associações de Doentes e por médicos hematologistas e enfermeiros.

O Mieloma Múltiplo é o cancro das células plasmáticas, isto é, células que produzem anticorpos para protegerem o organismo contra infeções. O Mieloma Múltiplo afeta com maior frequência a medula óssea, embora possa afetar também outros órgãos, resultando em diferentes sinais e sintomas da doença.

Por ser uma doença rara, doentes, famílias e cuidadores dispõem de pouca informação clara e acessível que os ajude no seu caminho pelo tratamento do Mieloma Múltiplo, não obstante do trabalho realizado pelos profissionais de saúde e associações de doentes.

A Janssen Portugal, companhia farmacêutica do Grupo Johnson & Johnson, em parceria com a ADL (Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfoma), a APCL (Associação Portuguesa Contra a Leucemia), a APLL (Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas), do Grupo Português do Mieloma Múltiplo (GPMM) e da Associação Enfermagem Oncológica Portuguesa (AEOP), pretendeu simplificar uma doença complexa, de forma a ser facilmente entendida por todos os que são impactados.

A forma criativa de o fazer foi explicar a doença através da linguagem destinada às crianças, servindo de apoio a profissionais de saúde na educação e esclarecimento desta doença aos mais de 700 doentes diagnosticados todos os anos com Mieloma Múltiplo.

 

 

Fonte: 
M Public Relations
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.