Guia será apresentado no dia 5 de julho na Fundação Calouste Gulbenkian

Livro de investigador português explora o conceito de "Ageing in Place" – Envelhecimento em casa e na comunidade

“Modelos e estratégias centrados na autonomia, participação social e promoção do bem-estar das pessoas idosas” é o subtítulo do novo livro coordenado por António Fonseca, psicólogo e investigador do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica no Porto. A apresentação do livro irá realizar-se no dia 5 de julho, às 17h, na Fundação Calouste Gulbenkian.

A temática do envelhecimento nunca esteve tanto na ordem do dia como nos dias de hoje. Em Portugal, apesar da larguíssima maioria dos portugueses envelhecer nas suas casas, as medidas de promoção de envelhecimento em casa e na comunidade – ageing in place – continuam a ter pouca visibilidade pública quando comparadas com a atenção que se atribui a soluções institucionais, nomeadamente, ao papel das estruturas residenciais na proteção e promoção da vida dos mais velhos. Em oposição à visão convencional de assistência à população idosa por via da resposta institucional, a valorização de respostas de ageing in place significa responder às necessidades de assistência a partir do contexto onde a pessoa vive, procurando assim respostas articuladas através de uma integração progressivamente mais alargada de serviços, sejam eles de âmbito local, regional e nacional.

O guia, organizado pelo professor António Fonseca, explora o conceito de ageing in place através da recolha, organização e divulgação de iniciativas atualmente implementadas em Portugal e que classifica como boas práticas neste domínio. Além disso, apresenta um enquadramento sobre o envelhecimento populacional e as respostas tradicionais e a relação entre as pessoas mais velhas e a comunidade.

O evento de apresentação contemplará vários momentos, começando pela apresentação do estudo e livro pelo professor António Fonseca e de seguida, irá haver espaço para comentários acerca da publicação e sobre a temática do envelhecimento em casa e na comunidade com outros profissionais e docentes na área do envelhecimento. O terceiro momento contará com a apresentação de alguns projetos promotores do envelhecimento na comunidade apoiados pela Fundação, onde haverá a oportunidade de assistir a registos audiovisuais com testemunhos e atividades em curso. A conferência será transmitida em direto através do Facebook da Fundação Calouste Gulbenkian.

Fonte: 
YoungNetwork Group
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock