Lista A de Manuel Teixeira Veríssimo quer devolver liderança da Saúde aos Médicos
Com o lema “Ser Médico Hoje, Pensar o Amanhã”, a candidatura defende uma intervenção assertiva e construtiva da Ordem dos Médicos assente em cinco grandes compromissos: a Qualidade da Saúde; a Formação; as Carreiras Médicas; a Afirmação da Liderança Médica e o Apoio Solidário e Promoção da Saúde e Bem-Estar dos Médicos.
Entre as principais propostas expressas no programa, a Lista A sustenta que a Ordem dos Médicos deve assegurar a Provedoria da Saúde e do Doente, batendo-se, intransigentemente, pela qualidade da prestação dos cuidados de Saúde e também por uma aplicação escrupulosa dos programas de formação. A candidatura promete tomar medidas para evitar que os médicos internos sejam utilizados como força de trabalho, relegando para segundo plano a sua formação.
Para a lista A, as carreiras médicas constituíram a base do desenvolvimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS), tendo a sua desestruturação contribuído para a deterioração da Saúde. A candidatura compromete-se por isso a trabalhar, afincadamente, pela normalização das carreiras médicas e a assinalar, à tutela e às estruturas centrais da Ordem dos Médicos, as consequências da ausência de uma perspetiva de carreira na motivação e perda de espírito de equipa dos médicos, bem como na saída de profissionais do SNS.
A candidatura anuncia também que vai manter e melhorar o apoio aos médicos com maiores necessidades, através do seu Fundo Social, e afirma ainda a intenção de encontrar a melhor resposta para as necessidades de uma fase mais tardia da vida dos médicos, considerando a criação de uma estrutura residencial.
A Lista A é composta por uma equipa jovem, heterogénea e conhecedora do trabalho realizado na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos. Liderada pelo Professor e médico internista Manuel Teixeira Veríssimo, a lista A conta ainda com a Professora e médica de Medicina Geral e Familiar, Inês Rosendo, candidata a vice-presidente. O neurocirurgião Henrique Cabral é o candidato da lista A ao lugar de Secretário do Conselho Regional da SRCOM e o patologista clínico João Pego concorre para o lugar de Tesoureiro.
Na Mesa da Assembleia Geral da SRCOM, a lista A aponta o cirurgião Guilherme Tralhão para presidente e indica, por sua vez, o médico de Saúde Pública, Rui Passadouro, para a liderança do Conselho Fiscal. A intensivista Paula Coutinho é a candidata à Presidência do Conselho Disciplinar da SRCOM e o Professor e médico de Medicina Geral e Familiar, Luiz Santiago, é o candidato à Presidência do Conselho Sub-regional de Coimbra. O Professor e internista Armando Carvalho é o candidato da lista A para a Presidência da Assembleia Sub-regional de Coimbra.
O programa da lista liderada por Manuel Teixeira Veríssimo acaba de ser divulgado e pode ser consultado aqui: https://bit.ly/3HC88Dp.