O projeto já passou por várias cidades

Lisboa recebe Projeto ATIVAR para envolver as pessoas idosas nos processos de decisão em saúde

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) vai promover, esta quinta-feira, 7 de março, mais uma edição do Projeto ATIVAR. A iniciativa vai acontecer no Pavilhão Multiusos da Ajuda, em Lisboa, e pretende promover o uso seguro do medicamento e vacinação junto das pessoas idosas.

Com um foco especial na participação e na cocriação, o Projeto ATIVAR visa proporcionar aos participantes uma voz ativa nas discussões e decisões relacionadas com a sua saúde. A SPLS espera que, no final do evento, os idosos se sintam capacitados e informados para tomar decisões conscientes sobre a sua saúde, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e bem-estar.  

“Esta edição do Projeto ATIVAR representa mais um passo na missão da SPLS de promover a literacia em saúde e fortalecer o papel ativo dos cidadãos no cuidado com a sua própria saúde”, explica a presidente desta sociedade científica, Cristina Vaz de Almeida. “Nesta edição contamos ainda com a especial participação da Dra. Patrícia Cavaco, Presidente da Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares, que se junta ao Projeto ATIVAR, reforçando-o, através de uma ação de sensibilização sobre medicação”. 

“Acreditamos que, ao proporcionar um espaço para a discussão e a cocriação, estamos a fortalecer não apenas a saúde individual, mas também a saúde da comunidade como um todo. Esperamos que os participantes saiam do evento mais informados e motivados para cuidar da sua saúde de forma proativa", continua.  

Com o apoio da GSK e da Ordem dos Farmacêuticos, este projeto tem como objetivo a sensibilização e a motivação através do diálogo e da arte, baseado em conhecimentos aprendidos sobre vacinação e medicação e na cocriação de materiais de comunicação. A RUTIS — Rede de Universidades Séniores é parceira do projeto.   

O projeto ATIVAR tem tido resultados muito positivos ao longo do tempo, promovendo cuidados mais seguros e a envolvência de pessoas mais velhas. Esta iniciativa já passou por outros locais, como o Funchal, na Madeira, Casa Animada, em Massamá, e Universidade Sénior NovAtena, em Linda-a-Velha.  

A página do projeto pode ser consultada aqui

 
Fonte: 
Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS)