Lisboa acolhe a 6th European Conference on Brain Stimulation in Mental Health
O evento contará com a presença de oradores de renome mundial, como Paul B. Fitzgerald, da Universidade Nacional Australiana, Austrália; Helen S. Mayberg, da Escola de Medicina Icahn de Mount Sinai, Nova Iorque, EUA; Michael D. Fox, da Escola de Medicina de Harvard, Boston, EUA; Ana Maiques, da Neuroelectrics, Barcelona, Espanha e Walter Paulus, da LMU Klinikum, Munique, Alemanha
Para além da distinta lista de oradores principais, a conferência incluirá simpósios e apresentações orais que mostrarão a investigação de ponta em neuroestimulação por especialistas como Andrea Antal, Axel Thielscher, Chris Baeken, Debby Klooster, Giordano d'Urso, Joan Camprodon, Jonathan Downar, Robin Cash, Shan Siddiqi, Tracy Barbour e Vera Moliadze.
Um dos pontos altos da conferência será uma mesa redonda dedicada ao tema EU Regulation of Non-invasive Brain Stimulation Medical Devices (Regulamentação na UE dos Dispositivos Médicos de Estimulação Cerebral Não-Invasiva). Moderada por Walter Paulus, da Universidade Ludwig Maximilians, esta sessão contará com a presença de convidados que representam várias perspectivas, incluindo organismos reguladores europeus e nacionais, investigadores, clínicos, profissionais da indústria, utilizadores e especialistas em ética.
A Fundação Champalimaud vai também acolher a 1st Portuguese Conference on Brain Stimulation, no dia 10 de abril, na qual participarão médicos, outros clínicos e investigadores portugueses de renome nesta área. Esta será a primeira iniciativa pública do recém-criado núcleo de Neuromodulação da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental. Adicionalmente, em parceria com o Museu Egas Moniz, será assinalado o 75º aniversário do Prémio Nobel da Fisiologia ou Medicina de Egas Moniz (1949).
O evento terminará com um episódio em direto do podcast "Somos Todos Malucos" de António Raminhos, aberto a todos os participantes. Dois convidados partilharão os seus percursos pessoais de tratamento e recuperação em saúde mental, enquanto Joana Andrade, psiquiatra especializada em ECP (Estimulação Cerebral profunda) e EMT (Estimulação Magnética Transcraniana), partilhará a sua visão, do ponto de vista médico.