Linha SNS 24 atendeu mais de nove milhões de chamadas em 2022
Segundo a informação avançada, no dia 30 de dezembro, pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em 2021 a Linha SNS 24 tinha superado os seis milhões de chamadas e, em 2020, os quatro milhões. Em 2022, janeiro foi o mês com mais atendimentos (perto de 3,3 milhões), seguindo-se os meses de maio (mais de 1,4 milhões) e fevereiro (mais de 1,1 milhões).
A Linha de Aconselhamento Psicológico, uma resposta de proximidade em saúde mental, prestou apoio a mais de 191 mil pessoas. Só este ano ultrapassou as 64 mil chamadas, um serviço que, desde abril, também passou a ser disponibilizado em língua inglesa.
A informação divulgada pela SMPS indica ainda que a app SNS 24 registou, até à data, mais de oito milhões de downloads e o Portal SNS 24 contou com mais de 27 milhões de utilizadores.
A app SNS 24, uma das mais procuradas no país na categoria «Saúde», permite consultar resultados de exames ou o boletim de vacinas, ver a agenda de saúde com os próximos eventos, por exemplo, as consultas, cirurgias ou exames agendados, realizar teleconsultas previamente marcadas ou consultar baixas médicas. Também o novo Portal SNS 24, lançado em outubro, disponibiliza diversos serviços e conteúdos diferenciados sobre saúde pública.
Já os 318 Balcões SNS 24 – 195 dos quais abriram este ano em juntas de freguesia, estabelecimentos residenciais e prisionais – pretendem facilitar o acesso a quem precisa de recorrer remotamente aos serviços do SNS e à realização de teleconsultas.
A SPMS sublinha que, mais do que uma linha telefónica, o SNS 24 é hoje um serviço omnicanal, que permite o acesso a um conjunto de serviços digitais e de telessaúde do Serviço Nacional de Saúde, assegurando equidade, transparência e simplicidade no acesso.