Linha de Assistência Farmacêutica passa a estar disponível online
Serviço gratuito, disponível em todo o País e com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, a Linha Nacional 1400 é a forma mais rápida de obter informação atualizada sobre farmácias em assistência farmacêutica 24 horas ou por chamada em todos os concelhos do país, evitando deslocações desnecessárias, particularmente no período noturno.
Permite ainda aos utentes fazer encomendas ou a pré-reserva de medicamentos. Os medicamentos ou produtos de saúde são, posteriormente, entregues ao domicílio ou recolhidos na farmácia, da escolha do utente, sempre com acompanhamento farmacêutico adequado. Em qualquer das situações, antes de finalizar a dispensa, a farmácia escolhida esclarece sempre o utente quanto aos benefícios, riscos e instruções a seguir para o bom uso dos medicamentos.
A Linha Nacional 1400 resulta inicialmente de um projeto promovido pelas Farmácias, Ministério da Saúde e unidades locais de saúde no Norte do País, tendo visto o seu âmbito alargado a todo o território nacional em março do ano passado, regiões autónomas incluídas, com a pandemia COVID-19.
A Linha conta na sua execução e divulgação com várias contribuições, de hospitais a centos de saúde e às administrações regionais de saúde e com a sempre importante participação dos media, em particular da imprensa regional.
Agora com presença também online, a Linha 1400 já prestou apoio, desde o seu alargamento a nível nacional e até meio de fevereiro a mais de 50 mil portugueses, tendo sido registados mais de 10 mil pedidos de medicamentos.