Em apenas 10 meses

Linha de Apoio Psicológico da ARS Norte atendeu 7.850 chamadas

A Linha de Apoio Psicológico da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, criada durante a primeira vaga da pandemia, atendeu em 10 meses cerca de 7.850 chamadas. A maioria, refere a ARS, relacionada com queixas de ansiedade, depressão e perturbação do sono.

Segundo a Administração Regional de Saúde do Norte, deste total de chamadas, de 7.700 chamadas foram realizadas por utentes e mais de 150 por profissionais de saúde no âmbito da pandemia.

“Perante esta situação de indefinição que a pandemia nos provoca e a indefinição em termos do tempo do que vai suceder, as reações de ansiedade, são as reações mais frequentes”, explicou Luís Pimentel, um dos coordenadores da linha.

De acordo com o mesmo, a linha tem ainda um papel mais relevante para os profissionais de saúde, ao permitir que, sob a garantia de anonimato e “confidencialidade total”, se possam “reorganizar e adaptar ao contexto vivido, muitas vezes causador de burnout (esgotamento profissional), não só entre os que estão na linha da frente, mas também na retaguarda e em regime de teletrabalho”.

Além da ansiedade, destacam-se, também, os contactos relacionados com depressão e perturbação do sono, bem como os problemas com a vivência da doença, dificuldades na esfera relacional, dificuldades de natureza económica e problemas laborais.

Os resultados indicam que em apenas 9% dos casos, houve necessidade de sinalização para a Rede de Cuidados de Saúde Primários.

“Em cada Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) e em cada unidade da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências temos um psicólogo, pelo que, se entendermos que é uma situação que exige continuidade, sinalizamos e, dentro do ACES, é encontrada a melhor forma de dar seguimento e de responder às necessidades dos utentes”, explicou.

Luís Pimentel referiu ainda que a procura pela linha tem oscilado ao longo da pandemia, tendo-se registado um primeiro pico, durante a primeira vaga, e um novo pico no momento atual, com um crescimento gradual da procura.

Esta linha conta , atualmente, com 50 profissionais que asseguram, de forma rotativa, o apoio psicológico, "um número que pode vir a ser reforçado em caso de necessidade".

Em funcionamento desde 14 de abril de 2020, a linha, que tem como objetivo a promoção da saúde mental, oferece uma primeira resposta de cuidados psicológicos a utentes e profissionais de saúde, contribuindo para uma gestão mais adequada da situação de crise e para a prevenção do pânico, agitação, agressividade, conflitos, violência e doença psicológica.

Fonte: 
SNS
Nota: 
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