Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu mais de 173 mil chamadas
“Criada em plena pandemia, a 1 de abril de 2020, através de uma parceria entre a SPMS, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem sido uma voz de apoio para aqueles que a procuram em momentos difíceis”, e já ultrapassou as 46.000 chamadas só este ano, recorda a SPMS.
Desde abril, esta linha de atendimento passou a disponibilizar o serviço também em língua inglesa, de modo a garantir resposta aos cidadãos estrangeiros, tendo atendido, nesta vertente cerca de 2.500 chamadas.
No Aconselhamento Psicológico do SNS 24, o atendimento é sempre feito por psicólogos que procuram dar uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos. As chamadas recebidas estão relacionadas, na sua maior parte, com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.
Paralelamente, o psicólogo “pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia”.