Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu mais de 148 mil chamada em dois anos
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“As chamadas recebidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 estão relacionadas sobretudo com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise”, refere em nota divulgada a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
Lançada no dia 1 de abril de 2020, através de uma parceria entre a SPMS, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, a Linha procura dar “uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos durante a pandemia”.
“Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifique que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados”, explica a SPMS.
O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação do utente não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresentem outro tipo de sintomatologia.