Dia 13 de abril

Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas organiza XXVII Fórum de Apoio ao Doente Reumático

"Doenças Reumáticas: do raro ao comum" é o tema do XXVII Fórum de Apoio ao Doente Reumático, uma reunião organizada pela Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR) que decorrerá a 13 de abril, das 10:00h às 18:00h, no INATEL da Costa da Caparica.

A 27.ª edição do Fórum de Apoio ao Doente Reumático conta com a participação multidisciplinar de especialistas e destina-se a doentes, familiares, cuidadores informais, profissionais de saúde e público em geral com interesse pela temática.

Moderada por Ana Rodrigues, Coordenadora de Reumatologia no Hospital Lusíadas e Professora na NOVA Medical School, a reunião terá início com um debate sobre planos e estratégias no campo das doenças raras em Portugal, que contará com a intervenção de Maria do Céu Machado, do Grupo de trabalho para o Plano Nacional Intersectorial para as Doenças Raras, e Palmira Martins, da RD-Portugal – União das Associações das Doenças Raras em Portugal. Ainda durante a manhã, Ana Cordeiro, do Serviço de Reumatologia do Hospital Garcia de Orta, ULS Almada Seixal, abordará algumas doenças reumáticas raras, seguido da partilha de testemunhos de doentes e da oportunidade de participar num momento dedicado a perguntas e respostas.

A tarde inicia-se com um debate moderado por Catarina Marques, vice-presidente da LPCDR, sobre “Reumatologia e Medicina Geral e Familiar, centrada no doente”, onde Maria José Santos, reumatologista da ULS Almada Seixal, Elsa Mateus, presidente da LPCDR, e Rita Lopes Silva, médica de Medicina Geral e Familiar na ULS Almada Seixal, partilharão a sua perspetiva multidisciplinar ao abordar algumas das comorbidades mais comuns, como a diabetes, a hipertensão, a osteoporose e problemas associados aos níveis de colesterol alterados.

A sessão “Mente sã, corpo são (ou não)?” será moderada por Ana Vieira, da Direção da LPCDR, abordando os temas “Promover a saúde psicológica na doença reumática”, por Vera Guimarães, psicóloga na Unidade de Oncologia e Equipa Intra-hospitalar de suporte em Cuidados Paliativos, e “Ligando os pontos entre as doenças mentais e reumatológicas”, da responsabilidade de Vasco Medeiros, psiquiatra, ambos especialistas da ULS Estuário do Tejo.

No decorrer do evento, estará disponível uma equipa de profissionais da Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde Em Reumatologia (APPSReuma) responsável pela realização de um rastreio sobre o risco de fraturas de fragilidade através do instrumento FRAX. Este é um processo individualizado para cada paciente cujo resultado apresenta a probabilidade de fratura nos próximos 10 anos segundo a avaliação dos fatores de risco e que, há 10 anos, quando introduzido em Portugal, marcou nova era no diagnóstico da osteoporose.

Elsa Frazão Mateus, presidente da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, sublinha que «nesta 27.ª edição, à semelhança das anteriores, o foco mantém-se no “Apoio ao Doente Reumático”, ao promover a apresentação e discussão aberta, das várias perspetivas desta área abrangente, a todos os que por ela tenham interesse, desde o público em geral aos profissionais de saúde. Prometemos uma abordagem multidisciplinar, do raro ao comum, de forma a promover a qualidade de vida e a capacitação das pessoas com doença reumática, como defende a missão da LPCDR.»

É possível aceder-se ao programa completo em www.lpcdr.org.pt

Fonte: 
Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas (LPCDR)