LIDEL lança novo livro sobre “Humanização em Cuidados Paliativos”

Os coordenadores fundamentam que a publicação desta obra faz todo o sentido “No contexto atual, em que a Pessoa como sujeito único e irrepetível tem cedido espaço à Pessoa como objeto, é essencial e necessário fazer-se uma reflexão sobre o conceito de humanização em cuidados paliativos, onde o respeito pelo princípio de autonomia é fulcral na tomada de decisões focadas no cuidar” (In descrição).
Nesta obra, com uma abordagem integradora de várias áreas do saber, são desenvolvidos aspetos importantes para a necessária humanização do cuidado, como o controlo de sintomas, o sofrimento social e a pessoa doente em todas as suas dimensões, lançando desafios aos novos paradigmas da relação das equipas de cuidados paliativos com cada Pessoa. Assim, destina-se às equipas de cuidados nas diferentes áreas envolvidas, estudantes, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas: é um manual para uma equipa multidisciplinar, inter e intradisciplinar, que nos convida à humanização do cuidar.
Os principais conteúdos abordados em “Humanização em Cuidados Paliativos” são: Aspetos psicossociais e antropológicos; Cuidados paliativos na comunidade; Qualidade de vida individual e plural; Gestão de sintomas: Dor; Caquexia, anorexia e fadiga; Distúrbios do sono; Sintomas digestivos e respiratórios; Cuidados paliativos pediátricos; Cuidados sociais e espirituais e redes de suporte; Ética e tratamento responsável em fim de vida.
No evento de apresentação do livro, que terá transmissão em direto, para além dos coordenadores da obra, participará Isabel Galriça Neto, Diretora na Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos do Hospital da Luz e Alexandra Ramos Cortês, Assistente Social no Centro Hospital Universitário Lisboa Norte EPE. A moderação estará a cargo de Jorge Lopes da Costa, professor auxiliar convidado no ISCSP-ULisboa.