LIDEL apresenta novo livro com estratégias para o cuidador informal da Pessoa Dependente
Reconhecendo a falta de literacia sobre este tema e de modo a capacitar todos aqueles que se assumem como cuidadores informais, Isabel Lucas e Rita Marques, especialistas em Enfermagem de Reabilitação, escreveram o livro “Cuidar, Confortar e Recuperar - Estratégias para o cuidador informal da Pessoa Dependente”, com chancela da editora Lidel Saúde e Bem-Estar.
Neste livro são analisadas estratégias práticas para lidar com as exigências de cuidar de uma pessoa dependente, explorando a vertente emocional e afetiva intrínseca a todos os gestos, olhares e momentos partilhados entre o cuidador e a pessoa que é cuidada. Um livro que convida a refletir sobre a relevância do cuidado físico e emocional e as relações que se iniciam e se desenvolvem neste processo.
“Ser um cuidador informal é mais do que uma tarefa, é um ato de amor incondicional, uma demonstração de compaixão e empatia que transcende as palavras. É estar presente nos momentos difíceis, acalmar as angústias, confortar as dores e, acima de tudo, manter a esperança viva, mesmo nos momentos mais desafiantes. Este livro, (…) não é apenas uma fonte de orientação e informação, mas também um refúgio de conforto e inspiração para todos os cuidadores informais (…)”, escreve Ana Fonseca, Presidente do Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros, no prefácio.
Nesta obra é também possível encontrar diferentes estratégias de reabilitação para desenvolver as alterações de comunicação, a atividade e descanso, e a reabilitação motora e cognitiva. Inclui esquemas e imagens que irão ajudar o cuidador a compreender melhor como poderá ajudar nas atividades diárias, desde a movimentação até ao apoio na alimentação e higiene pessoal.
“Através de exemplos práticos e exercícios, as autoras proporcionam aos cuidadores as competências necessárias para lidar com as mais diversas situações do dia a dia. (…) A leitura deste livro é essencial para todos os cuidadores informais que procuram excelência no seu papel, enquanto preservam a sua saúde e bem-estar, escreve Eugénia Neves e André Novo, Revisores do manual.
O livro realça também a importância de o cuidador não se esquecer de si próprio pois cuidar de terceiros modifica os hábitos e as rotinas de quem cuida, obrigando a uma presença quase permanente junto dos mesmos.