Lançamento do rastreio do cancro do cólon e reto

“Registamos que começam a surgir efeito as pressões ativas que a Europacolon Portugal tem feito junto da tutela no sentido de ser resolvido um problema de saúde pública, que mata 11 Portugueses por dia em Portugal” diz Vitor Neves, Presidente da Europacolon Portugal.
“Presumindo que se trata de uma “ação piloto” naquela área geográfica específica, devemos afirmar que, de facto, a ação iniciada não será o lançamento do Rastreio do Cancro Colo-Retal de base populacional nacional, situação que lamentamos. A Europacolon Portugal espera que esta ação não se identifique com outras ações similares em anos anteriores que não vieram a representar uma evolução positiva neste tipo de patologias, nem tiveram continuidade para os anos que lhes sucederam” expõe ainda o responsável pela Associação.
O Rastreio do Cancro Colo-Retal deve ser implementado, da mesma forma em todo o território nacional, conforme existe para outro tipo de patologias, como é o caso do cancro da mama. A Europacolon Portugal estará, como sempre, comprometida e a monitorizar esta situação, rumo a uma melhoria dos processos de saúde desta patologia.