Insulin On Board/DiaEuro

Jovens portugueses com diabetes voltam a participar no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes

A DiabPT, a equipa de futsal portuguesa composta por pessoas com diabetes, vai voltar a participar no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro), que este ano se realiza de 9 a 11 de junho, em Varsóvia (Polónia). A equipa conta com elementos de vários pontos de Portugal, desde o Porto até Almodôvar, com diagnóstico de diabetes desde há 1 mês até há 42 anos.

Os treinos já começaram e realizam-se todos os domingos de manhã, até à data de partida para a Polónia. Dia 21 de maio, às 16 horas, a equipa treina em Évora e no dia 4 de junho estará em estágio em São Vicente do Paul (Santarém).

“É com muito orgulho que voltamos a representar Portugal numa competição que, acima de tudo, mostra que é possível ter um estilo de vida normal mesmo tendo diabetes. O segredo está no controlo da doença”, afirma João Nabais, manager e guarda-redes da equipa.

Portugal é o segundo país da União Europeia com maior prevalência de diabetes (13,6%) e calcula-se que existam cerca de 2,7 milhões de portugueses com diabetes ou em risco de a desenvolver, sendo que mais de um milhão vivem com esta doença.

O projeto DiabPT United foi criado em 2012 pelo Núcleo Jovem da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (NJA), a quem se juntou a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP). O objetivo passou pela criação de um espaço de partilha de experiências de pessoas com diabetes na prática de exercício físico, desmitificando a diabetes nas suas diversas vertentes. Englobado neste projeto esteve ainda a formação da equipa de futsal, totalmente composta por pessoas com diabetes, que representasse Portugal no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro).

A equipa constituída por jogadores entre os 19 e os 49 anos, que jogam desde as distritais até à 2.ª divisão nacional de futsal, ou que não estão neste momento a jogar em clubes, tem como objetivo motivar, inspirar e catalisar as pessoas com diabetes a fazer desporto e atividade física, quebrando barreiras e mitos e mostrando que a diabetes, quando é adequadamente tratada, não é uma limitação, em particular para a prática desportiva.

Antes de começarem a treinar, os jogadores verificam os níveis de glicemia e fazem os ajustes. “Claro que as pessoas com diabetes têm de ter outros cuidados. Têm de prevenir as hipoglicémias, até para permitir que a performance em termos desportivos seja elevada. Como tal, há um conjunto de cuidados que temos de ter para praticar desporto, como o controlo do pico da insulina e a alimentação”, explica o também assessor da APDP.

O evento anual reservado exclusivamente a jogadores com diabetes nasceu em 2012 com o apoio da Federação Ucraniana de futebol, prestado por ocasião do Campeonato Europeu de Futebol.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Reprodução Facebook DiabPT