Terceira edição explora a relação entre a comunicação e a enfermagem

As Jornadas Internacionaisde Enfermagem da ESSATLA estão quase a chegar

As Jornadas Internacionais de Enfermagem da ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica estão de volta para mais uma edição, marcada para o dia 29 de maio, no campus da instituição, em Barcarena, Oeiras. No mês em que se assinala o Dia Internacional do Enfermeiro, o evento – organizado pelos alunos do quarto ano da licenciatura em Enfermagem – irá reunir um conjunto de profissionais e investigadores, com o mote “Comunicação e Enfermagem: Relação para a transformação”. A cerimónia de abertura da terceira edição do evento terá início às 10h30, no Auditório Afonso de Barros, com conferências, mesas-redondas e outras iniciativas a preencherem o resto do dia.

O painel conta com oradores nacionais e internacionais, incluindo enfermeiros, psicólogos ou investigadores de diversas instituições e entidades. Da lista de convidados internacionais, destaque para a presença de Fabiana Faleiros, da Universidade de São Paulo, com uma apresentação focada no tema da escolarização das pessoas com deficiência, propondo ações para a inclusão, apoio, autonomia e saúde destes estudantes. As estratégias de gestão de luto para profissionais de saúde serão o objeto do contributo de Begoña Garcia para a conferência. A docente da Universidade de Huelva vai propor, desta forma, o diálogo sobre aquele que é um desafio diário para a maioria dos profissionais e, por esse motivo, um importante tema de reflexão para estudantes e recém-formados. 

A mesa-redonda “Para além das palavras”, que pretende abordar a comunicação com pessoas com deficiência ou dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, é a primeira de três que terão lugar ao longo do dia. A promoção da saúde mental e os desafios associados ao cuidado de pessoas com doença mental grave serão também discutidos, com o mote “Labirintos da mente”. Já a sessão “Cuidar de quem cuida” terá, como fio condutor, a compaixão enquanto “ingrediente” essencial para cuidar, propondo ainda o debate sobre temas como o luto e, porque o termo “cuidador” não se limita aos profissionais de saúde, o acompanhamento dos pais de crianças em situação paliativa.

As III Jornadas Internacionais de Enfermagem da ESSATLA são gratuitas e abertas a todos os interessados, mediante inscrição, que já pode ser realizada por e-mail ([email protected]). No âmbito do evento, é ainda possível, até 12 de maio, a submissão de comunicações livres, sendo premiada a melhor Comunicação Livre e E-Poster. Mais informações disponíveis em: essatla.pt/iii-jornadas-enfermagem-essatla/

Fonte: 
ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica