Joint venture Atena-3T investe no Porto no Hospital da Lapa
Fundado em 1904, e até aqui gerido pela VINSL, o Hospital da Lapa beneficia de uma área de cerca de 8.000m2 e de 70 camas de internamento e ambulatório. A unidade conta com um bloco cirúrgico com quatro salas, aptas para vários tipos de cirurgia, e uma sala de Pequena Cirurgia, devidamente equipada e assistida por profissionais para apoiar a consulta externa e o ambulatório.
O Hospital da Lapa disponibiliza ainda uma unidade materno-infantil, que é uma maternidade de referência a nível nacional e, em particular, no Grande Porto. Esta unidade é dotada de uma sala de partos, uma sala de cirurgia, sala de recobro para parturientes, incubadoras, fototerapia e berçário, garantindo o conforto, privacidade e segurança para os recém-nascidos e suas famílias.
O Hospital da Lapa dispõe também de um Centro de Consultas aberto todos os dias do ano, com consulta no próprio dia e que conta com uma equipa de médicos de clínica geral e um corpo de enfermagem diferenciados, apoiados por equipas das várias especialidades médico-cirúrgicas. Tem ainda um espaço reservado à área de diagnóstico, que será alvo duma profunda melhoria.
A unidade vai beneficiar da aposta diferenciada na área da saúde da joint venture entre a Atena Equity Partners e a 3T Portugal, que se foca na modernização tecnológica e na potenciação da prestação de cuidados de saúde personalizados e de proximidade que já distingue o Hospital de Lapa.
O Hospital da Lapa representa o terceiro investimento na área hospital da parceria entre a Atena Equity Partners e a 3T Portugal, seguindo-se à aquisição do Hospital Particular de Almada e do Hospital Soread em Torres Vedras. Este novo investimento no Porto conta também com a parceria da HLine, que possui experiência relevante no sector da saúde, tanto no setor privado como no setor público, e amplo conhecimento dos stakeholders e dinâmicas do sistema de saúde da região Norte. O acordo prevê também a participação de um representante da VINLS na direção do hospital.
De referir que este projeto conjunto da Atena Equity Partners e da 3T Portugal é liderado por uma equipa executiva sénior de gestores e empreendedores na área da saúde privada, nomeadamente por Eduardo Moniz (Partner na 3T Portugal e ex-CEO da British Hospital, IMI e CMR Sul), por Luís Campanha (ex-administrador da Affidea) e por Pedro de Albuquerque Mateus (ex-Luz Saúde, ex- CEO dos Hospitais Privados da Lusíadas Saúde e administrador da MALO CLINIC).
Quanto à HLine, a equipa multidisciplinar é composta pelo médico Eurico Castro Alves com vasta experiência clínica (Professor catedrático de medicina, ex-presidente do conselho diretivo do Infarmed, exercendo vários cargos e funções de responsabilidade pública), Luis Filipe Fraga (Presidente do Conselho de Administração da ANL Healthcare, ex-administrador e diretor executivo na hospitalização privada e ex-CEO e cofundador do grupo de diagnóstico médico Lifefocus) e Pedro Miguel Carrilho (Administrador Executivo da ANL Healthcare, ex-administrador e cofundador do grupo de diagnóstico médico Lifefocus, ex-administrador de grupos de saúde privados).
O projeto estratégico para Hospital da Lapa vai beneficiar das competências técnicas, operacionais e financeiras dos parceiros envolvidos, prevendo-se o crescimento nas áreas clínicas centrais da unidade, como a cirurgia e a maternidade. Serão desenvolvidas novas áreas de atividade, aproveitando a capacidade de resposta na prestação de cuidados de saúde e novos investimentos em tecnologias ao serviço da saúde. A área de diagnóstico será totalmente renovada, em parceria com entidade especializada na imagiologia e na gastrenterologia.
O plano estratégico tem também uma forte preocupação com as pessoas, apostando na retenção e captação de talento clínico e não clínico de forma potenciar o crescimento humanizado dos cuidados prestados. A equipa de gestão procurará ainda explorar de sinergias entre as várias unidades, potenciando o serviço ao cliente, economias de escala e de conhecimento, gerando oportunidades para os vários stakeholders.
A 3T Portugal acumula uma importante experiência de investimento na saúde privada, nomeadamente no British Hospital, na rede IMI e em unidades de hemodiálise. Por seu lado, a Atena Equity Partners é uma referência na área de private equity em Portugal, como investimentos de sucesso em sectores como a saúde, a educação e conhecimento, a tecnologia e a indústria, entre outros.
A HLine, através dos seus shareholders, têm uma forte implantação a nível nacional na prestação e disponibilização de serviços clínicos no âmbito do diagnóstico médico, quer no setor privado, quer em parcerias com o setor público.