Nas farmácias parceiras

Já existe um kit de preparação de medicamentos para o ajudar a tomar a medicação

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% dos cidadãos sujeitos a terapêutica crónica não tomam corretamente a sua medicação, o que resulta em graves danos para a saúde da população, com especial incidência na população mais velha.

Um estudo da OMS nos Estados Unidos da América mostra ainda que o desperdício resultante da não adesão à terapêutica representa a mais elevada verba de desperdício na área da saúde, correspondente a mais de 90 mil milhões de euros.

Para enfrentar este preocupante cenário, a Zentiva desenvolveu um serviço de apoio às farmácias parceiras, o PIM – Preparação Individualizada da Medicação, um dispositivo de organização da medicação, preparado pelo farmacêutico, hermeticamente selado e que permite ao doente tomar a sua medicação de forma correta, em função do dia da semana e do momento do dia.

 O kit disponibilizado às farmácias garante a supervisão por parte dos profissionais de saúde relativa ao uso correto da medicação, e um tratamento seguro, e sem erros.

O PIM destina-se sobretudo a:

  • Utentes que reportem dificuldades no processo de uso de medicamentos (Ex: baralham os momentos da toma);
  • Utentes cuja terapêutica é da responsabilidade de um cuidador com dificuldade em gerir a medicação;
  • Utentes incluídos acordados com as entidades locais;
  • Utentes com limitações físicas e cognitivas;
  • Utentes com regimes terapêuticos complexos;
  •  Utentes ativos que se ausentem frequentemente por períodos curtos.

 O PIM insere-se naquela que tem vindo a ser a estratégia da Zentiva de sensibilização e educação da população portuguesa, não apenas para a importância da utilização de medicamentos genéricos, como para a necessidade de uma medicação correta, sobretudo junto da população envelhecida, a mais afetada por esta problemática.

Fonte: 
Adagietto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock