Já está em fase de ensaios o primeiro medicamento português para o pé diabético
Este cocktail de bacteriófagos foi desenvolvido para tratar infeções causadas pelas bactérias Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Acinetobacter baumannii, que contribuem para a morbilidade e mortalidade de doentes diabéticos, e cuja resolução não é muitas vezes encontrada nas abordagens terapêuticas atuais.
“Este é o primeiro produto do pipeline da TechnoPhage a entrar em fases clínicas, constituindo um marco da maior relevância não só para a empresa, mas também para a terapia fágica”, referiu Miguel Garcia, CEO da TechnoPhage. “O nosso principal objetivo é fornecer um tratamento seguro para uma necessidade médica que atualmente não dispõe de tratamentos verdadeiramente eficazes”.
O estudo está a ser conduzido em Israel, sob a aprovação do Ministério da Saúde local, assim como pela FDA - Food and Drug Administration - dos Estados Unidos da América. Este será o primeiro medicamento biológico, com patente Portuguesa, a obter uma autorização para ensaio clínico concedida por esta entidade.