Dia Mundial da Obesidade

Ispa – Instituto Universitário promove estudo sobre o impacto da obesidade no casal

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário promoveu o Estudo COOB – COuples’ OBesity Initiative sobre o impacto da obesidade na vida pessoal e profissional do casal, tendo em conta entrevistas a 115 casais em que, pelo menos um dos parceiros, tinha obesidade.

O estudo elaborado pelos investigadores Inês Queiroz Garcia, Filipa Pimenta, João Marôco e Amy Gorin verificou que 47% dos casais considera que a obesidade tem um impacto negativo na relação de casal.

O estudo permitiu concluir também que um elevado número de casais não fala sobre a obesidade e que é na profissão que se acentuam as diferenças entre homens e mulheres: são os homens que percecionam maior impacto negativo da obesidade na profissão.

Embora 63% das pessoas que integram o estudo considerem que a presença da obesidade em pelo menos um dos membros do casal é um problema de ambos, falam pouco ou mesmo nada sobre o assunto (54% dos casais falam entre “nunca” a apenas “algumas vezes”).

Em relação à possibilidade de trabalharem em conjunto para gerir a obesidade, apenas 48% o faz “frequentemente” ou “sempre”.

“Estes dados significam que ainda predomina a ideia de que a obesidade é algo que decorre apenas de aspetos individuais; ainda não se valoriza suficientemente o potencial que o casal tem para auxiliar na mudança de comportamentos que possam implicar uma diminuição do peso e uma melhoria no estado de saúde” refere a professora Filipa Pimenta, membro da equipa do estudo do William James Center for Research/Ispa- Instituto Universitário. “Destaca-se nas entrevistas que aspetos do casal, tais como a reação negativa à tentativa de mudança do/a parceiro/a com obesidade, podem ser um fator importante de desmotivação para a mudança. Daí ser importante perceber e intervir na obesidade, considerando o casal e não apenas o indivíduo.”

Já uma percentagem alta dos casais considera que a obesidade tem um impacto negativo em várias esferas da vida do casal, entre elas destaque para os 85% que refere elevado impacto ao nível da saúde, 71% referem impacto na atividade física, 62% relativamente à alimentação e 42% no que diz respeito ao funcionamento sexual.

O COuples’ OBesity Initiative desvenda ainda quais as principais estratégias percebidas como eficazes e que reúnem concordância/preferência de ambos os membros do casal para combater a obesidade. Sendo que 74% dos casais concorda que estabelecer objetivos em relação àquilo que comiam (ex., quantidades, tipo de comida, etc.) era eficaz na gestão do seu peso.

74% concorda em procurar ajuda profissional para gerir o peso, junto de um médico e 72% em procurar ajuda profissional para gerir o peso, junto de um nutricionista;

67% concorda em utilizar equipamentos para fazer atividade física (ex., em casa) ou pagar a mensalidade de um ginásio e 67% em procurar informação acerca de como gerir o peso.

Ainda de acordo com o estudo, as mulheres procuram mais informação acerca de como gerir o peso do que os homens e usam também mais produtos naturais do que homens para combater o excesso de peso.

“A obesidade pode ser reforçada por fenómenos partilhados e construídos no casal, tal como a mudança pode ser facilitada se for implementada em conjunto com o/a parceiro/a. Por isso, uma nova linha de abordagem à mudança de comportamento de saúde, que conduza a uma saudável gestão do peso, pode e deve passar por esta unidade: o Casal”, explicam a Professora Filipa Pimenta e a investigadora Inês Queiroz Garcia.

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock