IPO do Porto assinala Dia Internacional da Criança com Cancro com a exposição

São 19 ilustrações de diferentes autores que traduzem as «frases-pensamento» de crianças e jovens que passaram pelo Serviço de Pediatria do IPO do Porto. Em 2020, os pequenos protagonistas foram desafiados a definir em palavras o cancro por cores, de forma a expressar a sua relação com a doença e o processo de tratamento. Agora, esta vivência está ilustrada em obras de 19 conceituados artistas plásticos.
Para assinalar a efeméride, o Serviço de Pediatria organizou uma sessão comemorativa e de sensibilização para o cancro pediátrico que vai contar com dois painéis de discussão. O primeiro subordinado ao tema «Abrir Janelas para a Vida», uma reflexão sobre o contributo das instituições e associações de doentes para a melhoria da qualidade de vida dos doentes pediátricos; o segundo que vai abordar o tema «A Arte e o Cancro». As sessões serão moderadas pela jornalista Susana Pinheiro, seguindo-se a inauguração da exposição.
“Esta exposição pretende ilustrar o que as crianças pensam sobre a doença, como a encaram, como a veem. Ou seja, serve também para mostrar a vivência destas crianças no contexto da doença oncológica”. explica Ana Maia Ferreira, diretora do Serviço de Pediatria do IPO do Porto.