Programa ReADAPTAR

IPO de Coimbra cria banco de próteses auditivas para doentes oncológicos

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil (IPO de Coimbra) lançou o Programa ReADAPTAR, um banco de próteses auditivas que pretende ser uma resposta social inovadora específica e facilitadora da vida diária do doente oncológico com perda auditiva, assim como das suas famílias ou cuidadores.

Em comunicado, o IPO de Coimbra explica que a perda auditiva é muitas vezes fator de isolamento social pela dificuldade de comunicação que acarreta, com potencial para induzir quadros de ansiedade e depressão, pelo que este programa pretende contribuir para devolver a capacidade de audição aos doentes oncológicos, independentemente da fase da doença ou do tratamento.

O Programa ReADAPTAR é uma iniciativa do Serviço de Otorrinolaringologia que está acessível a toda a comunidade e que funcionará numa perspetiva de complementaridade às respostas já existentes.

De acordo com o IPO de Coimbra, são candidatos ao programa ReAdaptar “todos os doentes oncológicos do IPO de Coimbra que beneficiem de prótese auditiva (prescrita em consulta) unilateral ou bilateralmente, de acordo com a avaliação efetuada no Gabinete de Audiologia”.

O banco de próteses auditivas que possam ser readaptadas para os doentes oncológicos, espera contar com a doação de aparelhos em desuso, cedidos por particulares, próteses auditivas descontinuadas ou equipamentos de campanhas de “Retoma”, por empresas ou fabricantes, assim como equipamento e software de programação.

 

Fonte: 
IPO Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock