Investigadores e profissionais de saúde em Cuidados Paliativos debatem integração dos cidadãos e da sociedade na investigação
Segundo Sara Pinto, Presidente da comissão científica, estas jornadas são fundamentais para discutir a integração das práticas de ciência aberta na investigação em cuidados paliativos, nomeadamente no que respeita à aproximação dos investigadores com a sociedade e as pessoas, verdadeiro epicentro de todos os cuidados e investigação.
Contando com um vasto grupo de peritos em cuidados paliativos, nacionais e internacionais, estas jornadas constituem um espaço privilegiado de networking e aprendizagem. Para Catarina Pazes, Presidente da APCP e da comissão organizadora, “estas Jornadas desenham-se para serem espaço de encontro, aprendizagem, partilha e discussão entre cada um que se interesse pelo desenvolvimento de respostas criadas a partir do conhecimento profundo da realidade.” Assim, a quase totalidade do programa das jornadas será dedicado à apresentação de trabalhos de investigação submetidos pelos participantes.
Importa salientar que este evento acontece com o Alto Patrocínio da Presidência da República, o maior patrocínio institucional em termos nacionais, que constitui uma chancela e um contributo do Presidente da República para a concretização de ideias que tenham em vista o desenvolvimento do País.
A APCP, com a organização desta edição das IV Jornadas de Investigação, reforça mais uma vez o objetivo de ser um agente forte e dinâmico no reforço do panorama da formação e prestação dos Cuidados Paliativos em Portugal.