Investigadores apresentam livro sobre usos e propriedades terapêuticas de plantas medicinais do Vale do Côa
O CôaMedPlants é um projeto de investigação interdisciplinar – financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) – que visa a preservação do património cultural relacionado com as práticas centradas em plantas medicinais do Vale do Côa e a sua valorização através da validação científica das propriedades medicinais (com base na caracterização bioquímica, em estudos de atividades biológicas e em mecanismos de ação dos seus extratos).
“Com este livro, em versão portuguesa e inglesa, pretendemos dar a conhecer as 22 espécies mais representativas da região do Vale do Côa, com reconhecido potencial terapêutico, contribuindo para fomentar a sua necessária preservação e premente valorização. A apresentação de cada espécie é acompanhada de ilustrações (para facilitar a identificação) e de informação sobre os vários aspetos da planta”, explica Célia Cabral, investigadora do iCBR, que coordena o projeto CôaMedPlants – que, além da Universidade de Coimbra, envolve a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Bragança e a Fundação Côa Parque.
“Neste livro pretende-se também ensinar, de forma simples. a preparar exemplares de um herbário e o leitor tem espaços reservados para poder montar um exemplar de cada espécie”, acrescenta Célia Cabral, que assina a obra, em coautoria com Mário Pedro Marques, Rosa Pinho, Lisia Lopes, Carla Varela e Fernando Correia.
A apresentação da obra será feita por Helena Freitas, professora catedrática do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.