Investigador Rui Oliveira eleito membro da EMBO
“É uma honra tornar-me membro da EMBO e poder fazer parte de uma comunidade tão vibrante, que está na vanguarda do desenvolvimento das Ciências da Vida. Mais do que a um reconhecimento pessoal, vejo esta eleição como uma valorização do papel da investigação em comportamento na Biologia moderna”, sublinha Rui Oliveira, Professor do Ispa.
O foco da investigação de Rui Oliveira é a compreensão dos mecanismos biológicos subjacentes ao comportamento social e à sua evolução através de uma abordagem integrativa. O investigador procura entender como é que os organismos se tornaram sociais e como é que o ambiente social pode moldar o cérebro e o comportamento, tendo grande impacto no funcionamento normal e na doença. Em laboratório, estabeleceu o uso do peixe- zebra como organismo modelo em neurociência social, que tem usado para estudar as bases moleculares e neurais do comportamento social.
Rui Oliveira é - a par de Megan Carey (Fundação Champalimaud), Mónica Sousa (i3S) e Ricardo Henriques (IGC) - um dos quatro investigadores sediados em Portugal que passam este ano a integrar como membros a Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO), que celebra este ano o seu 60º aniversário, e que passa agora a integrar 29 investigadores sediados em território nacional. Esta eleição como Membro da EMBO é uma honra vitalícia que reflete o compromisso com os mais altos padrões científicos.