Investigador Ron DePinho fala sobre o futuro do tratamento do cancro na NOVA Medical School
Ron DePinho, de origem portuguesa, é um dos mais destacados cientistas da atualidade no campo da investigação do cancro. Dedica a sua vida ao estudo de doenças de impacto global como o cancro, a diabetes e as doenças degenerativas do envelhecimento. As suas contribuições científicas inovadoras, formação de médicos e cientistas, promoção da saúde pública através da advocacia e política, e a criação de empresas farmacêuticas para o desenvolvimento de novos medicamentos, têm sido fundamentais no avanço da medicina.
O Investigador dará uma palestra intitulada "O Conhecimento é a Maior Vulnerabilidade do Cancro", onde discutirá a história da ciência na oncologia, destacando como o conhecimento tem contribuído para o tratamento do cancro e os desafios que ainda enfrentamos no futuro.
A vinda a Portugal do cientista Ron DePinho enquadra-se no âmbito da entrega da “Ana Lázaro – Bolsa de Investigação em Cancro". O objetivo principal desta bolsa de investigação é promover o avanço do conhecimento sobre o cancro, melhorar os cuidados e serviços de saúde relacionados com doenças oncológicas, aumentar a qualidade de vida dos pacientes e fomentar a colaboração interna entre as equipas biomédicas e clínicas da NOVA Medical School.
A bolsa, que conta com um orçamento total de €210,000, será distribuída por três projetos de investigação no valor de €70.000 (setenta mil euros) cada, atribuídos em três anos consecutivos, começando em 2024 e seguindo-se em 2025 e 2026, visando impulsionar investigações inovadoras e de impacto duradouro.
A "Ana Lázaro – Bolsa de Investigação em Cancro" é financiada pela família de Ana Lázaro, uma aclamada bailarina e coreógrafa luso-espanhola que destinou uma parte da sua herança à ciência, principalmente para avançar a investigação na área do cancro.