Sigma Europa

Investigação sobre risco de eventos adversos na ida dos idosos às urgências ganha bolsa europeia

Minimizar as admissões deste "grupo populacional frágil" e a inerente exposição a perigos resultantes dos cuidados de saúde é "prioridade internacional", alerta enfermeira Ângela Simões.

Um projeto que visa descrever as caraterísticas das pessoas de idade avançada residentes em lares de idosos que recorrem aos serviços de urgência hospitalares, associando-as à respetiva fragilidade e à agressividade dos cuidados de saúde em fim de vida, mereceu uma das bolsas de investigação atribuídas, em 2022, pela Sigma Europa (sociedade honorífica de Enfermagem).

"Nursing home residents in the emergency department: Characteristics, Fragility and Aggressiveness in care" é o nome deste projeto, já iniciado pela enfermeira membro do Capítulo Phi Xi da Sigma, sediado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Ângela Simões 

De acordo com a investigadora, enfermeira especialista na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos), «a razão para transferir os residentes das estruturas residenciais para idosos (ERPI´s) para o serviço de urgência pode ser questionável», havendo «evidências crescentes [que] sustentam que muitas transferências são inadequadas ou potencialmente evitáveis», o que representa «um indicador de má qualidade da assistência em saúde, em muitos países da Europa».

Mais tempo de permanência no hospital aumenta custos de saúde

Apesar das "vantagens do atendimento no serviço de urgência (acesso a profissionais especializados, exames complementares de diagnósticos e acompanhamento), a admissão no serviço de urgência é uma experiência desconfortável e assustadora para os idosos frágeis". Que "aumenta o risco" de eventos adversos resultantes da prática de cuidados médicos e de saúde, como "quedas, úlceras por pressão, delírio, infeções hospitalares e declínio funcional", os quais, por sua vez, "aumentam o tempo de permanência no hospital e os custos de saúde", analisa Ângela Simões.

A também docente convidada no Instituto Politécnico de Castelo Branco nota que "Portugal, de forma quase inalterada desde 2001, é o país com mais admissões per capita nos serviços de urgência, entre os países que constituem a OCDE", sendo que "uma grande percentagem das admissões nestes serviços é realizada por idosos".

Para a investigadora, "os residentes em ERPI´s representam o grupo mais frágil e complexo de idosos, pela alta prevalência de declínio funcional, mobilidade limitada e dependência, juntamente com múltiplas comorbilidades (associação de várias doenças), altas taxas de polimedicação, alta prevalência de demência e maior probabilidade de quedas recorrentes".

A enfermeira portuguesa conquistou a bolsa de investigação da Sigma Europa, no valor de 3 mil euros, que servirá para apoiar o projeto "Nursing home residents in the emergency department: Characteristics, Fragility and Aggressiveness in care", a desenvolver no período de um ano.

«Minimizar a exposição de um grupo populacional frágil a este conjunto de riscos, através da identificação de

admissões potencialmente evitáveis, é uma prioridade internacional», alerta Ângela Simões.

A Sigma (Sigma Theta Tau International - Honor Society of Nursing) é uma sociedade honorífica de Enfermagem, fundada em 1922, nos Estados Unidos da América, que promove atividades com vista à melhoria da saúde das populações, através do desenvolvimento científico da prática de Enfermagem e que só na Europa conta com onze capítulos.

O Capítulo Phi Xi, acolhido pela ESEnfC desde 2011, é composto por enfermeiros que, segundo os seus pares, se distinguem pela excelência na área clínica, na educação, na investigação e/ou na liderança em Enfermagem de instituições de saúde e ensino nacionais e internacionais.

Fonte: 
ESEnfC - Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock