Estudo

Investigação revela porque não conseguimos dizer que não a doces

Rejeitar doces pode ser mais difícil do que dizer que não a alimentos saudáveis, mesmo quando não temos fome. Uma equipa de investigadores norte-americanos descobriu que estamos programados para comer mais do que devíamos para que nunca nos faltem reservas de energia.

Se é daquelas pessoas que não resiste a um doce e se sente culpado por isso, fique a saber que há um bom motivo por detrás. Não é só gulodice! Um estudo levado a cabo na Universidade da Carolina do Norte avaliou o motivo de não conseguirmos resistir a doces e descobriu que isso acontece porque a regulação da satisfação alimentar normal é diferente da que nos faz comer mais um pedacinho de doce.

Numa experiência conduzida com ratos, os investigadores monitorizaram as células dos circuitos de nociceptina, que estão associados ao processamento das emoções, e observaram o seu comportamento à hora da refeição. Sempre que estes animais ingeriam alimentos gordurosos ou altamente calóricos, um circuito particular do cérebro contava com mais sinais de nociceptina.

Ao desligar a produção de nociceptina, o apetite normal dos ratinhos permanecia inalterado, no entanto eles deixavam de comer comida calórica em excesso.

Após esta análise, os investigadores consideram que esta é uma característica evolucionária de algumas espécies. Tendo em conta que, no passado, os mamíferos enfrentavam longos períodos sem comida disponível, era necessário comer mesmo sem fome, sempre que possível, para que contassem com reservas de energia que os ajudassem a sobreviver. “Apesar de este facto ter mudado, os nossos organismos ainda são feitos para isso”, diz um dos autores do estudo

“Hoje em dia há tantos alimentos disponíveis, cheios de calorias, mas ainda não perdemos essa conexão que nos influencia a comer o mais possível”, explica Thomas Kash num comunicado após a publicação do estudo na revista científica Neuron.

A pesquisa, financiada por vários organismos nacionais bem como pelo Centro de Biomedicina da Carolina do Norte, conduziu a um novo estudo que tem agora como objetivo encontrar formas de alterar a nociceptina e entender melhor como esta atua na regulação do apetite por alimentos altamente calóricos. Os cientistas esperam com isso descobrir uma forma de combater a obesidade.

Fonte: 
BBC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay