Internistas querem melhorar prevenção das doenças vasculares
De acordo com Francisco Araújo, coordenador do NEPRV, “os internistas contribuem, desde sempre e em equipa com outras especialidades, para a prevenção e o tratamento sustentado, sempre com o objetivo de proporcionar a melhor resposta clínica. O intuito desta reunião passa por partilhar experiências e conhecimento entre colegas, de forma a melhorar a prevenção das doenças vasculares.”
E acrescenta: “No decorrer desta iniciativa, vamos fazer uma revisão dos principais e relevantes tópicos de 2019 em oito áreas chave do risco vascular: a hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, diabetes, dislipidemia, cardiopatia isquémica, insuficiência cardíaca, tromboembolismo venoso e fibrilhação auricular.”
“A prevenção do risco vascular trespassa idades, géneros, disciplinas e grupos de intervenção. É imperativo que a precaução destes acidentes seja feita da melhor forma, uma vez que, no nosso país, as doenças do aparelho circulatório continuaram a ser a principal causa de morte. Nos homens, é responsável por um quarto dos óbitos (25,7%) e, na mulher, a mortalidade vascular tem sido ainda maior em Portugal, nos últimos anos”, conclui Francisco Araújo.
As inscrições poderão ser efetuadas em: https://www.spmi.pt/1a-reuniao-nucleo-de-estudos-de-prevencao-e-risco-vascular/