Inteligência artificial usa biomarcadores de voz para prever doença arterial coronária

Num estudo recente, uma equipa de investigação em cardiologia usou um algoritmo de IA para biomarcadores de voz com o objetivo de prever com precisão quais os doentes que tinham maior probabilidade de ter artérias obstruídas e que poderiam causar outros problemas cardíacos. Jaskanwal Deep Sara, cardiologista da Mayo Clinic, é o autor principal do estudo. O estudo foi publicado na revista médica Mayo Clinic Proceedings.
O trabalho baseia-se em estudos anteriores que procuraram sinais na voz dos doentes com doença arterial coronária, tendo sido possível identificar os componentes dos biomarcadores de voz mais significativos. Sara e seus colegas identificaram previamente os indicadores de voz relacionados à pressão arterial mais alta. Eles usaram essas informações para direcionar o estudo atual envolvendo pacientes submetidos à angiografia coronária direcionada clinicamente, que é um exame de imagem que avalia a quantidade de bloqueio nas artérias.
Os investigadores usaram um aplicativo de smartphone desenvolvido para análise de voz por IA. Eles puderam prever resultados de doença arterial coronária em pacientes que realizaram uma análise de voz inicial e foram monitorizados durante vários anos.
Em comparação com aqueles com baixa pontuação de biomarcadores de voz, os pacientes que tiveram alta pontuação de biomarcadores de voz na linha de base apresentaram mais probabilidades de ter dor no peito ou problemas coronarianos severos que os levariam às urgências hospitalares. Eles também tinham mais hipóteses de ter um teste de esforço positivo ou bloqueio arterial coronário confirmado durante os testes de avaliação.
Apesar de ainda estar em fase de pesquisas, a tecnologia de análise de voz por IA poderia ser uma ferramenta de saúde digital não invasiva e de baixo custo para monitorizar o risco de bloqueio arterial coronário de um paciente ao longo do tempo, e de qualquer parte do mundo.