Instituto Ricardo Jorge promove 4ª edição de conferência internacional sobre contaminantes alimentares
De acordo com o comunicado do INSA, a ICFC 2021 é dedicada aos desafios futuros na área da segurança alimentar e saúde humana, “este ano relacionados com a exposição precoce a contaminantes químicos e o seu impacto na saúde humana, nomeadamente os riscos associados à exposição de populações vulneráveis a contaminantes nos alimentos e os efeitos tóxicos decorrentes da exposição precoce a estes contaminantes”.
Trata-se de “um evento multidisciplinar onde investigadores de todo o mundo, independentemente da sua experiência e notoriedade, podem partilhar ideias e conhecimento sobre a saúde humana e os contaminantes alimentares”.
Segundo o INSA, a principal via de exposição a contaminantes químicos é a via alimentar, “pelo que a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) estabeleceu como obrigatória a análise dos riscos (Risk Analysis) associados à cadeia alimentar”. Esta avaliação, esclarece, “pretende estudar os efeitos adversos para a saúde, que resultam da exposição do homem a perigos com origem nos alimentos”.