De 6 outubro a 3 de março de 2023

Instituto Ricardo Jorge colabora em curso de formação da OMS-Europa sobre doenças não transmissíveis

O Departamento de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) está a colaborar com a OMS-Europa na organização do “Curso de formação da OMS-Europa sobre Doenças Não Transmissíveis 2022: vigilância, implementação e avaliação”, que terá início a 6 de outubro e decorre até 3 de março de 2023. O instituto vai ser responsável por liderar o Módulo 6 desta formação, subordinado ao tema “Amamentação e risco de desenvolver DNT ao longo da vida”.

Coordenado pelo Gabinete Europeu da OMS para a Prevenção e Controlo de Doenças Não Transmissíveis (DNT) e desenvolvido em conjunto com os vários Centros Colaborativos da OMS e organizações parceiras, este curso, em formato online, é desenvolvido para profissionais que atuam na área das DNT, incluindo investigadores, decisores políticos e estudantes. De acordo com INSA, esta formação visa dotar os profissionais de “conhecimentos e ferramentas fundamentais para atuar com sucesso na área da Saúde Pública, compreendendo os novos desafios e trabalhando em abordagens orientadas para a prevenção das DNT”.

Os interessados em participar neste curso devem inscrever-se gratuitamente  até 30 de agosto através do site da OMS-Europa. “A seleção dos participantes será feita com base no curriculum vitae e numa breve declaração apresentada por cada candidato, a qual deverá incluir uma descrição (máximo de 150 palavras) de como o curso pode contribuir para aumentar a capacidade em DNT e melhorar a prática de vigilância no país do participante, e como as habilidades adquiridas podem contribuir para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3”, pode ler-se na nota publicada pelo INSA.

O INSA é, desde julho de 2015, Centro Colaborativo da OMS para a Nutrição e Obesidade Infantil. Esta colaboração estende-se a várias áreas de trabalho, sobretudo ao nível da vigilância e prevenção, e inclui ações de vigilância do estado nutricional infantil e divulgação de resultados nesta área, a organização de eventos técnico-científicos relacionados com a obesidade infantil e a monitorização da ingestão alimentar e da composição de alimentos, entre outras iniciativas.

 

Fonte: 
INSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock