Inovação terapêutica e desafios no VIH
Um dos destaques será a abordagem às novas alternativas terapêuticas, como os fármacos "long acting" de administração intramuscular bimestral, que começaram a ser utilizados em Portugal em 2024. Estas terapias têm vindo a revolucionar a gestão da infeção ao eliminar a necessidade de uma toma diária, mantendo a eficácia e a tolerabilidade da terapêutica antirretrovírica tradicional. “Os avanços não param por aqui. A curto prazo, espera-se o desenvolvimento de fármacos com administração bianual, com aplicação tanto terapêutica como preventiva”, explica o coordenador do NEDVIH, Fausto Roxo.
O evento contará com uma mesa-redonda dedicada exclusivamente a estas novas terapêuticas, que incluirá partilhas de experiências reais de Portugal e Espanha, e ainda uma conferência do Prof. Dr. Arkaitz Imaz, que abordará as futuras opções terapêuticas em desenvolvimento.
Outro ponto alto será a primeira conferência das Jornadas, a cargo de Joana Bettencourt, da Direção-Geral da Saúde (DGS). O foco estará nos novos diagnósticos de VIH em Portugal e nos desafios associados, como as migrações, rastreios, prevenção e ligação aos cuidados de saúde.
Para Fausto Roxo, “enquanto internistas, continuamos a reafirmar que a pandemia VIH é uma doença multisistémica, exigindo uma abordagem integrada e permanente”. Nesse sentido, haverá uma mesa-redonda intitulada “Risco cardiovascular e saúde cardiometabólica”, dedicada às comorbilidades infeciosas e metabólicas associadas ao VIH.
As Jornadas incluirão as tradicionais Comunicações Orais e uma mesa-redonda no segundo dia dedicada à Comunicação e Literacia em Saúde, com o objetivo de fomentar a interatividade entre os participantes e manter o espírito de abertura que caracteriza este evento anual.
Com um programa abrangente e atual, as XXII Jornadas do NEDVIH consolidam-se como um momento essencial para partilha de conhecimento e reflexão sobre os caminhos futuros na abordagem ao VIH.
Inscrições em: https://www.spmi.pt/xxii-jornadas-do-nucleo-de-estudos-da-doenca-vih/