Iniciativa mostra como o xadrez pode ser um aliado no tratamento oncológico
Com base em dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro anualmente são detetados cerca de 9.000 novos casos de cancro da mama em Portugal e 2.000 mulheres morrem com esta doença. Esta é uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, e associada a uma imagem de grande gravidade, mas também porque atinge um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade.
Com um compromisso contínuo com a responsabilidade social, o bem-estar e a sustentabilidade da comunidade em que se insere, durante o mês de outubro, o MAR Shopping Matosinhos associa-se e apoia a iniciativa “Outubro Rosa”, reforçando o seu papel ativo na comunidade. Esta ação está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nomeadamente, ODS 3: Saúde e Bem-Estar — Promover a saúde para todas as idades; ODS 4: Educação de Qualidade — Oferecendo atividades educativas e informativas; ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação — Colaborando com a LPCC e outras entidades.
Entre as diversas atividades planeadas para o “Outubro Rosa” no MAR Shopping Matosinhos, destaca-se um passatempo lançado às escolas da zona norte, desafiando a criatividade dos alunos para a construção de tabuleiros de xadrez rosa; sessões de Biblioteca Humana, com testemunhos de voluntárias do Movimento Vencer e Viver, que enfrentam ou enfrentaram o cancro da mama; oficinas criativas dinamizadas pelos utentes do Centro de Dia da LPCC; atuação do Coro da Liga; um hora do conto com apresentação do livro infantil “Os Superpoderes da Júlia”, destinado a crianças do primeiro ciclo do ensino básico; demonstração do Laboratório de Investigação Pedagógica da LPCC-NRN e palestras no FNAC Café sobre o cancro na mama e os benefícios do xadrez para colmatar lacunas no tratamento do cancro.
“A iniciativa “Outubro Rosa” é muito relevante para aumentar a sensibilização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do cancro de mama. Através do conjunto de atividades planeadas, o nosso Meeting Place vai contribuir para a disseminação de informações vitais e apoio emocional às mulheres afetadas pela doença.” explica Sandra Monteiro, diretora do MAR Shopping Matosinhos.
A responsável acrescenta “Somos um Meeting Place comprometido com causas sociais e queremos contribuir para a sensibilização dos nossos visitantes e comunidade local. Ao apoiarmos o movimento “Outubro Rosa” estamos a ajudar a promover um futuro mais saudável e sustentável, com mulheres mais informadas e preparadas.”