Influenciadores e emigração dos jovens em análise em congresso da Ordem dos Médicos Dentistas
Com mais de 4 mil participantes inscritos, 87 conferencistas nacionais e internacionais e 60 apresentações científicas, o Estado da Arte na medicina dentária mundial está reunido na Feira Internacional de Lisboa sob o mote ‘O Paciente no Centro da Medicina Dentária’.
“Os influenciadores e a emigração dos jovens são dois temas que estão na ordem do dia e no topo das preocupações da Ordem dos Médicos Dentistas. Os influenciadores têm uma responsabilidade muito grande pela mensagem que passam nas redes sociais. Os casos que temos conhecimento de tratamentos desadequados, mal realizados, sem qualquer acompanhamento, levam à questão se há ou não a necessidade de regular esta atividade”, questiona o bastonário Miguel Pavão, a propósito do painel: ‘Influencers e sua responsabilidade na promoção da saúde - um fenómeno a regular?’.
Quanto à emigração dos jovens profissionais, o bastonário reforça que este é um dos grandes problemas não só do setor da Saúde, mas também de muitas outras atividades em Portugal: “Há anos que alertamos para a emigração dos jovens médicos dentistas. Queremos continuar a desperdiçar os recursos do País, ao formar profissionais altamente qualificados para depois irem para o estrangeiro exercer? Queremos trazer alguma luz a estes dois tópicos de discussão”.
O 33º congresso conta ainda com uma das maiores edições da Expodentária, num espaço onde 118 empresas expositoras vão ocupar mais de 500 stands de exibição para mostrarem os mais recentes avanços tecnológicos e onde a Inteligência Artificial começa a ganhar cada vez maior preponderância.