Congresso APIFARMA 2024

Indústria farmacêutica debate desafios da Saúde e do sector

Destacadas personalidades como Luís Marques Mendes, conselheiro de Estado, Ana Povo, secretária de Estado da Saúde, Ana Abrunhosa, presidente da Comissão Parlamentar da Saúde, e Nathalie Moll, directora-geral da EFPIA – Federação Europeia das Associações e Indústrias Farmacêuticas, contribuem, já amanhã, para uma ampla discussão sobre os principais desafios do sector da saúde e da Indústria Farmacêutica no Congresso APIFARMA 2024.

O Congresso, que marca os 85 anos da APIFARMA – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, destaca quatro temas cruciais: o impacto das mudanças demográficas, o acesso à inovação, a sustentabilidade e o financiamento do sistema de saúde, bem como o reforço da produção farmacêutica em Portugal e na Europa.

Entre os participantes destacam-se dirigentes de instituições públicas e do sector da saúde, líderes de empresas da Indústria Farmacêutica, médicos, académicos e representantes de associações de doentes, num total de mais de duas dezenas de especialistas de renome.

As discussões visam delinear estratégias para enfrentar o envelhecimento demográfico, que afecta não só a prestação de cuidados de saúde, mas também a sociedade e a economia, e para superar os obstáculos que colocam Portugal entre os últimos países europeus no tempo de acesso a terapias inovadoras.

Com um Serviço Nacional de Saúde cronicamente subfinanciado e que se debate para dar resposta à procura e ao acesso atempado a medicamentos inovadores, como preparar o sistema de saúde para os desafios iminentes?  O Congresso discutirá ainda as oportunidades e os desafios da indústria farmacêutica de base produtiva nacional, que tem batido recordes de produtividade e exportações, enquanto sector de importância estratégica para a economia do país.

O Congresso APIFARMA 2024 decorre amanhã, 23 de Outubro, com início às 9h00, no Capitólio – Parque Mayer, em Lisboa.

Fonte: 
Apifarma
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.