Impulsionadores do movimento Language Matters reúnem-se no Congresso Mundial da Diabetes em Lisboa
Iniciado em 2012 na Austrália, o movimento Language Matters (https://www.languagemattersdiabetes.com) ganhou escala internacional, desafiando à mudança de paradigma na comunicação com e sobre pessoas com diabetes, através da publicação de orientações sobre linguagem preferencial, adaptadas a cada país.
Em Portugal, um grupo de pessoas com diabetes, cuidadores, profissionais de saúde e outros profissionais têm vindo a trabalhar com este desígnio, produzindo uma publicação científica (https://www.languagemattersdiabetes.com/_files/ugd/09baf1_0c0bee2cae7b4a069944c2bdf7e13e7b.pdf) e materiais de suporte (https://www.youtube.com/channel/UCLBhlkcCU0L3DPc8ZeOfs1A?app=desktop). Pretende-se desta forma disseminar a um leque alargado de públicos-alvo um conjunto de princípios sobre linguagem na comunicação com e sobre as pessoas com diabetes e termos preferenciais para descrever as pessoas, a diabetes, as suas complicações e a sua gestão. Os públicos-alvo incluem profissionais de saúde, profissionais de outras áreas, comunicação social, revistas científicas, decisores políticos, académicos, indústria farmacêutica, familiares e amigos de pessoas com diabetes. A disseminação do trabalho Language Matters Portugal será apresentada no Congresso Mundial da Diabetes da IDF.
Partha Kar, endocrinologista e National Specialty Advisor para a diabetes no SNS inglês, é também interveniente no Congresso. O Professor Kar destaca que, apesar do conhecimento técnico-científico, os profissionais de saúde precisam reconhecer que não vivem a vida das pessoas que acompanham e, portanto, não têm de lidar com os seus desafios.
Jazz Sethi, fundadora e Diretora da Diabesties Foundation (www.d1abesties.com), abordará no Congresso a experiência de viver com diabetes, destacando a ambição de que os profissionais de saúde se tornem guias, acessíveis e empáticos, para as pessoas com diabetes.
Uma comunicação empática, centrada na pessoa e sem julgamentos favorece a concertação de esforços e promove a tomada de decisões partilhadas. O Language Matters Portugal tem a ambição de contribuir para ganhos em saúde para as pessoas com diabetes. A sua divulgação e os esforços de implementação dependem de todos!