A importância da Compaixão sobe ao palco em Coimbra
O Movimento vem organizando periodicamente um conjunto de atividades sob a designação genérica de “Humanizar com Arte”. Pretende-se que cada Sessão seja, simultaneamente, um tempo de expressão artística e de debate sobre a humanização em Saúde.
As artes, e muito em particular as artes dramáticas na sua multimodalidade expressiva, sempre foram usadas para comunicar, representar, elevar e curar a experiência humana. Abraçando esta finalidade estética e ética de humanizar o nosso mundo ferido surgiu o Teatro Playback. Partindo das narrativas dos próprios espectadores, os atores e atrizes improvisam cenas curtas abrindo perspectivas sobre as mesmas. As histórias pessoais partilhadas são sempre contadas de forma voluntária, para um grupo que escuta, promovendo valores comunitários de união e conectividade, e facilitando a compaixão, em relação aos outros e ao próprio.
A próxima Sessão, “Humanizar através do Teatro – A Importância da Compaixão” ocorrerá a 26 de Fevereiro de 2024, no Seminário Maior de Coimbra, com início às 21h00 Contará com a atuação do Grupo de Teatro InterDito, um grupo de expressão dramática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra que tem como missão contribuir para um mundo melhor e mais criativo.