APDP contribui para a discussão com a presença do seu diretor clínico

IDF coloca Diabetes em discussão no Parlamento Europeu

Esta segunda-feira, dia 21 de novembro, discute-se no Parlamento Europeu uma resolução sobre o estado da diabetes na União Europeia, abordando a prevenção, gestão e o tratamento da doença. A propósito do Dia Mundial da Diabetes, assinalado a 14 de novembro, a Federação Internacional da Diabetes (IDF) lançou o ponto de partida para esta discussão, com a apresentação do contexto atual da diabetes e a necessidade de serem discutidos novos e inovadores modelos de prestação de cuidados na prevenção e no acompanhamento em proximidade. Os membros presentes revelaram consenso na necessidade da adoção de medidas com maior impacto nos resultados de saúde, tendo como exemplo o que aconteceu com outras doenças, como o cancro, que tem um programa específico no âmbito da Comissão Europeia.

“A diabetes continua a ser uma das principais pandemias da atualidade, sendo uma doença crónica de elevada complexidade e que necessita de uma correta gestão. É, por isso, crucial adotar novos e inovadores modelos de prestação de cuidados em proximidade, associados a novas formas de financiamento que favoreçam a sua adoção”, defende João Filipe Raposo, Diretor Clínico da APDP, acrescentando: “Sem a ação coordenada da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e dos Estados Membros, com objetivos claros e definidos, as desigualdades continuarão a existir e a piorar, sendo que o número de pessoas com diabetes irá continuar a aumentar sem que tenham acesso ao melhor tratamento.”

Em foco estiveram as causas dos vários tipos de diabetes, que ainda não são conhecidas, bem como as medidas de prevenção e controlo adequado. “É urgente colocar esta doença na agenda política, abordando a forma de a prevenir, mas não só. A perceção enviesada da prevenção como solução para todos os tipos de diabetes provoca estigma relativamente a todos aqueles que já foram diagnosticados. A prevenção é crucial, mas o campo do tratamento não pode ser ignorado”, remata.

No Dia Mundial da Diabetes, foi bem reforçada a necessidade de políticas ativas de prevenção e de acompanhamento das pessoas com diabetes, através de centenas de iniciativas por todo o país, o que salienta a importância desta ação europeia.

 

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay