Em parceria com o Centro Materno Infantil do Norte

IADE desenvolve projeto para potenciar cuidados à maternidade

A Unidade de Investigação em Design e Comunicação da Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia – UNIDCOM/IADE associa-se ao Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) para desenvolver um projeto que visa potenciar os cuidados à maternidade durante as fases de gravidez, parto e pós-parto, através de uma abordagem interdisciplinar do design para a saúde, focada nas pessoas.

“Humanizing Maternity Care Through Design” pretende redesenhar a experiência macro da utente (jornada) e as microexperiências detalhadas (pontos de contacto) dos cuidados à maternidade, considerando toda a envolvência.

Partindo da premissa de que a experiência proporcionada às grávidas, há 20 anos, não pode ser a mesma de agora, utiliza-se uma abordagem baseada no design de experiências para assegurar que as grávidas se sentem bem integradas durante todo o processo e parte da solução. Projetar essas experiências em toda a jornada dos cuidados à maternidade, ou seja, antes, durante e após a intervenção, permitirá oferecer um cuidado mais direcionado e humano a grávidas, bebés e famílias, durante as fases da gravidez, parto e pós-parto.

“O design deve estar, cada vez mais, ao serviço da sociedade e dos cidadãos”, afirma a coordenadora científica da UNIDCOM/IADE, Emília Duarte, “pelo que projetos interdisciplinares como este são fundamentais, não só para a afirmação da área do design, mas também, para a resolução de muitos problemas complexos que a humanidade enfrenta na atualidade”.

Envolvendo as áreas da Saúde e do Design, o projeto insere-se nas atividades do Strategic Design and Innovation Lab (SDI.Lab), uma parceria entre a UNIDCOM/IADE e a Escola de Design do Politécnico de Milão, e procura alavancar os cuidados assistenciais na saúde da mulher com a expectativa de que tenha um impacto positivo na experiência dos utentes e dos profissionais de saúde.

 

Fonte: 
LPM Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock