IADE desafia alunos a desenvolverem reportagens sobre a Saúde Mental
Desenvolvidas pelas turmas finalistas do curso de Licenciatura em Ciências da Comunicação, no âmbito da Unidade Curricular de Laboratório de Comunicação Digital e Laboratório de Media Sociais, as reportagens abordam as diversas tipologias de transtornos mentais.
“A importância que o tema da saúde mental exerce atualmente na nossa sociedade, uma vez que de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 20% da população portuguesa sofre de algum transtorno mental, isto é, uma a cada cinco pessoas tem alguma doença nessa área, fez com que quiséssemos trazer este tema para que os nossos alunos pudessem descobrir, investigar e saber mais sobre esta realidade”, afirma Élmano Ricarte, professor responsável pela orientação dos grupos na área do Jornalismo.
A prática jornalística exercida em regime laboratorial pelos estudantes tem vários géneros e formatos jornalísticos, como notícia orientada para dados, notícia com verificação de factos (fact-checking), vídeocasts, etc. O principal papel deste modelo académico é fazer com que os estudantes tenham uma vivência prática do mercado de trabalho.
Para a realização destas reportagens, os estudantes contaram ainda com vários parceiros internos e externos como hospitais na Área Metropolitana de Lisboa e os cursos de Mestrado e Doutoramento em Psicologia da Universidade Europeia.
No total, foram inseridos 15 temas na prática de sala de aula, pelo que foram criados 15 websites com os temas em Saúde Mental.