Hospital de Évora realiza rastreio a crianças com alterações vocais
Esta iniciativa decorre no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Voz, que se celebra a 16 de abril. O objetivo é dar especial enfoque às crianças, para que possam ser ouvidas e rastreadas, caso apresentem alterações vocais.
Durante a infância é muito comum surgirem alterações de voz, porque nesta faixa etária é muito frequente o mau uso e o abuso vocal, ou seja, o uso excessivo da voz, que acontece, por exemplo, quando gritamos, falamos muito alto ou durante muito tempo seguido.
A voz humana resulta da vibração das pregas vocais (cordas vocais) situadas na laringe, provocada pela passagem do ar vindo dos pulmões. Isto provoca um som que depois é transformado em fala pelos órgãos de articulação (como a língua, os dentes, o palato e os lábios) e é modificado e ampliado pelas cavidades de ressonância (como a faringe, a boca, o nariz e seios perinasais), tudo sob o controlo cerebral.
Quando existe uma alteração nas pregas vocais o primeiro sintoma é a rouquidão, sinalizando que algo de errado se passa com a laringe. É um sintoma que não deve ser ignorado, quando persiste por mais de duas semanas, devendo motivar uma consulta para despiste de patologia vocal.
Para participar no rastreio basta efetuar a inscrição neste link e aguardar pelo contacto da equipa, através do telemóvel, que irá confirmar a sua participação e a hora a que se deve dirigir às Consultas Externas, no Edifício do Patrocínio do Hospital de Évora.